IPTU, IPVA 2016 – Compensa Pagar à vista ?

Muitas vezes no final de ano exageremos um pouco, e quando começamos o ano seguinte estamos com pouco dinheiro, porém as contas não esperam.…

Por Editorial MDT em 06/01/2016

Muitas vezes no final de ano exageremos um pouco, e quando começamos o ano seguinte estamos com pouco dinheiro, porém as contas não esperam. Logo na primeira semana do ano recebemos em nossas casas o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), sendo seguido pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). IPTU, IPVA 2016 – Compensa pagar à vista?

IPTU, IPVA 2016 - Compensa Pagar à vista? (Foto: Exame/Abril)

IPTU, IPVA 2016 – Compensa Pagar à vista? (Foto: Exame/Abril)

IPTU, IPVA 2016 – Compensa Pagar à vista?

Dependendo do estado que estiver você pode ter um desconto maior ou menor para o pagamento destes dois impostos, o IPTU varia de acordo com o estado, já o IPTU de acordo com o município, portanto é bom ficar atento e saber se compensa ou não pagar eles à vista ou parcelado. Normalmente os estados e municípios oferecem um desconto bem significativo para quem pagar esses impostos à vista ou até mesmo adiantados. Mas é sempre importante ficar atento ao pagamento do IPTU, IPVA 2016 – compensa pagar à vista? De quanto é o desconto?

Dependendo do estado que estiver você pode ter um desconto maior ou menor para o pagamento destes dois impostos (Foto: Exame/Abril)

Dependendo do estado que estiver você pode ter um desconto maior ou menor para o pagamento destes dois impostos (Foto: Exame/Abril)

Quando pagar o IPTU 2016 e IPVA à vista?

A resposta é bem simples, se você guardou dinheiro ou possui algum valor aplicado para esta ocasião, à resposta é sim! Em São Paulo e Minas Gerais o desconto sobre o IPVA é de 3%, no Rio de Janeiro a figura melhora bastante chegando a 10% de desconto para pagamento à vista. No caso do IPTU vale a mesma regra, em São Paulo o desconto é de 6%. No estado do Rio Grande do Sul os moradores de Porto Alegre (Capital do estado) poderão obter desconto de 27,27% no valor do IPVA e desconto de 12% na tarifa do IPTU desde que os contribuintes cumpram o prazo de pagamento.

Leia mais informações aqui: Parcelamento IPVA 2016 passo a passo

O IPTU pode ser parcelado e ajudar no bolso do contribuinte (Foto: FreePik)

O IPTU pode ser parcelado e ajudar no bolso do contribuinte (Foto: FreePik)

O que é IPTU?

Para quem ainda não sabe ou tem dúvida o IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano que todo cidadão que é proprietário de um imóvel, seja casa ou apartamento deverá pagar anualmente. O objetivo do imposto arrecadado é de obter recursos financeiros para o governo. As pessoas que possuem propriedades rurais também pagam impostos conhecidos como ITR, que significa Imposto Territorial Rural. O valor do IPTU é referente ao valor do imóvel.

Veja aqui também: Consulta IPVA 2016 SP e RJ

O valor do IPVA varia de acordo com o ano do veículo. (Foto: FreePik)

O valor do IPVA varia de acordo com o ano do veículo. (Foto: FreePik)

O que é IPVA?

Para quem não sabe o IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores que é arrecadado anualmente de todo proprietário de veículos automotores independente do tipo ou ano do veículo. A arrecadação é feita por cada estado sendo que 50% do valor vai para os cofres do próprio estado, a outra parte é do local onde o veículo foi registrado. O IPVA é um imposto de uso fiscal.

Top