IPTU, IPVA 2016 – Compensa Pagar à vista ?

Editorial MDT 02/05/2016 Serviços

Muitas vezes no final de ano exageremos um pouco, e quando começamos o ano seguinte estamos com pouco dinheiro, porém as contas não esperam. Logo na primeira semana do ano recebemos em nossas casas o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), sendo seguido pelo IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). IPTU, IPVA 2016 – Compensa pagar à vista?

IPTU, IPVA 2016 - Compensa Pagar à vista? (Foto: Exame/Abril)

IPTU, IPVA 2016 – Compensa Pagar à vista? (Foto: Exame/Abril)

IPTU, IPVA 2016 – Compensa Pagar à vista?

Dependendo do estado que estiver você pode ter um desconto maior ou menor para o pagamento destes dois impostos, o IPTU varia de acordo com o estado, já o IPTU de acordo com o município, portanto é bom ficar atento e saber se compensa ou não pagar eles à vista ou parcelado. Normalmente os estados e municípios oferecem um desconto bem significativo para quem pagar esses impostos à vista ou até mesmo adiantados. Mas é sempre importante ficar atento ao pagamento do IPTU, IPVA 2016 – compensa pagar à vista? De quanto é o desconto?

Dependendo do estado que estiver você pode ter um desconto maior ou menor para o pagamento destes dois impostos (Foto: Exame/Abril)

Dependendo do estado que estiver você pode ter um desconto maior ou menor para o pagamento destes dois impostos (Foto: Exame/Abril)

Quando pagar o IPTU 2016 e IPVA à vista?

A resposta é bem simples, se você guardou dinheiro ou possui algum valor aplicado para esta ocasião, à resposta é sim! Em São Paulo e Minas Gerais o desconto sobre o IPVA é de 3%, no Rio de Janeiro a figura melhora bastante chegando a 10% de desconto para pagamento à vista. No caso do IPTU vale a mesma regra, em São Paulo o desconto é de 6%. No estado do Rio Grande do Sul os moradores de Porto Alegre (Capital do estado) poderão obter desconto de 27,27% no valor do IPVA e desconto de 12% na tarifa do IPTU desde que os contribuintes cumpram o prazo de pagamento.

Leia mais informações aqui: Parcelamento IPVA 2016 passo a passo

O IPTU pode ser parcelado e ajudar no bolso do contribuinte (Foto: FreePik)

O IPTU pode ser parcelado e ajudar no bolso do contribuinte (Foto: FreePik)

O que é IPTU?

Para quem ainda não sabe ou tem dúvida o IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano que todo cidadão que é proprietário de um imóvel, seja casa ou apartamento deverá pagar anualmente. O objetivo do imposto arrecadado é de obter recursos financeiros para o governo. As pessoas que possuem propriedades rurais também pagam impostos conhecidos como ITR, que significa Imposto Territorial Rural. O valor do IPTU é referente ao valor do imóvel.

Veja aqui também: Consulta IPVA 2016 SP e RJ

O valor do IPVA varia de acordo com o ano do veículo. (Foto: FreePik)

O valor do IPVA varia de acordo com o ano do veículo. (Foto: FreePik)

O que é IPVA?

Para quem não sabe o IPVA é a sigla de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores que é arrecadado anualmente de todo proprietário de veículos automotores independente do tipo ou ano do veículo. A arrecadação é feita por cada estado sendo que 50% do valor vai para os cofres do próprio estado, a outra parte é do local onde o veículo foi registrado. O IPVA é um imposto de uso fiscal.

Outros artigos

Cadeiras de Auto Modelo para cada Idade

29/03/2011

Cadeiras de Auto Modelo para cada Idade

Sem dúvida a segurança é a prioridade em todos os lugares e principalmente nos automóveis que sempre estão propícios a diversos acidentes sejam em ruas ou rodovi...

Forno Microondas Panasonic

24/02/2011

Forno Microondas Panasonic

A linha de produtos Panasonic é conhecida no Brasil e lembrada, principalmente, como confiável e oferecedora de diversas soluções tecnológicas para os clientes. ...

IFRJ Cursos Gratuitos RJ Belford Roxo 2017

21/02/2017

IFRJ Cursos Gratuitos RJ Belford Roxo 2017

Cursos Gratuitos Belford Roxo 2017 estão com inscrições abertas, oferecendo 240 vagas para os moradores da cidade localizada na região metropolitana do Rio de Janeir...