Investir em dólares: sim ou não

As pessoas estão sempre buscando formas de multiplicar o dinheiro. Para isso, elas fazem investimentos e aguardam os resultados, que podem ser a longo…

Por Isabella Moretti em 21/03/2013

As pessoas estão sempre buscando formas de multiplicar o dinheiro. Para isso, elas fazem investimentos e aguardam os resultados, que podem ser a longo prazo ou imediatos. Enquanto uns aplicam no Tesouro Direto ou na poupança, outros investem na compra de uma moeda estrangeira.

Comprar dólares não é um bom negócio para pequenos investidores. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Viajar com dólar em alta: dicas

Cuidados com os investimentos em dólares

Investir em dólares é considerado um negócio bastante complexo e difícil, principalmente por causa das oscilações no mercado. Os especialistas em finanças acreditam que os investimentos na moeda americana podem ser tão complicados quanto a compra e venda de ações.

Qualquer pessoa pode ir até uma instituição autorizada no comércio de dólares para comprar a moeda estrangeira e revender, no entanto, a operação é muito arriscada. Antes de tudo existe a necessidade de obter conhecimentos financeiros para lidar com este tipo de investimento, principalmente entender como funcionam as cotações.

As pessoas que revendem dólares acreditam que a alta repentina da moeda americana é um bom momento para obter lucros, mas nem sempre isto acontece. O fenômeno tem um prazo curto e o Banco Central atua para definir um limite de aumento, evitando que suba mais.

A alta repentina resulta em lucros temporários. (Foto:Divulgação)

Os investidores que não são profissionais devem evitar os investimentos em dólares. Os especialistas recomendam, no entanto, as aplicações no Tesouro Direito, pois a compra e venda de títulos públicos tem baixo risco no mercado financeiro e gera rentabilidade.

Quando investir em dólar?

Para investir na moeda americana e obter bons resultados, a pessoa precisa ter um forte motivo. Ou seja, o negócio só será viável se ela possui compromissos no exterior ou viaja com frequência.

Se a revenda de dólares é algo perigoso e incerto, os investidores mais conscientes apostam nos ativos corrigidos pela moeda americana. Esta opção é um pouco menos arriscada, mas para dar certo existe a necessidade de muito capital inicial.

Quando não investir em dólar?

Armazenar dólares em casa não é aconselhável. (Foto:Divulgação)

Investir em dólar é algo tentador, mas nem sempre é a melhor opção para obter rentabilidade. Se não há tantas operações financeiras no exterior e nem viagens internacionais frequentes, o indivíduo deve optar por investir em reais, isto é, a moeda usada no dia a dia.

Os pequenos investidores não necessitam de dólares no cotidiano, por isso eles não devem arriscar as finanças. Os investimentos são desaconselháveis principalmente para as pessoas que costumam comprar cédulas guardar dentro de casa, sem obter rentabilidade. O hábito de armazenar dinheiro no lar apresenta certa vulnerabilidade, mesmo se os dólares forem protegidos com um cofre.

Veja também: Dicas para comprar dólares

Top