Inveja no trabalho: como lidar, dicas

Provavelmente em algum momento você já deve ter presenciado ou ter sido motivo de inveja no trabalho. Esse é um sentimento característico da natureza…

O invejoso não tem amigos e vive querendo competir com o colega de trabalho.

Provavelmente em algum momento você já deve ter presenciado ou ter sido motivo de inveja no trabalho. Esse é um sentimento característico da natureza humana e presente em nosso meio, muito mais do que imaginamos. O pior é que na maior parte das vezes não sabemos como lidar com esse problema. Saiba mais.

Diferença entre inveja e ciúmes

Inveja: a inveja é um sentimento inerente aos seres humanos. Ela é caracterizada pelo desejo de possuir algo que é do outro, de ter coisas alheias.

Ciúmes: o ciúme é caracterizado pelo sentimento de zelo ou posse pelo outro, por algo que ele conquistou ou um lugar.

Características de um invejoso

  • Os invejosos não têm amigos e procuram oportunidades para atrapalhar o trabalho do colega;
  • Por mais que você trabalhe muito bem, ele jamais irá elogiá-lo e muito menos parabenizá-lo. Quando os fazem, não são sinceros;
  • O invejoso normalmente culpa o outro pelo seu fracasso e não consegue perceber que o mais prejudicado é ele próprio;
  • Perde muito tempo se comparando com o outro e perde a oportunidade de mostrar seus talentos e aspirações;
  • Normalmente não possui bom relacionamento com a equipe e tende sempre a desmotivá-los em tudo;
  • Estão sempre desejando o que é do outro.

A inveja é muito comum no ambiente de trabalho.

Veja como lidar com o sentimento de inveja

Como lidar com a inveja no trabalho 

1. Seja discreto: existem muitas pessoas que falam abertamente sobre seus projetos como forma de chamar atenção e ser aceito no grupo. Seja discreto no ambiente de trabalho e não fale a qualquer pessoa sobre seus planos, pois isso pode gerar inveja.

Leia Também:  Notebook Rosa em Promoção

2. Aprenda a guardar segredo: não saber guardar segredos e não ter a noção de qual sua posição no ambiente de trabalho são fatores que influenciam para que um invejoso entre como obstáculo na sua carreira. Aprenda a guardar segredo e mantenha sua posição, dessa forma, você evita que os invejosos apareçam. 

3. Evite fofocas: se alguém vier falar para você sobre um colega de trabalho, saia de fininho para evitar fofocas. Se alguém pedir sua opinião sobre outra pessoa do grupo diga que prefere não se manifestar.  As fofocas são sinais de pessoas invejosas, portanto, o melhor é manter distância. 

4. Mantenha o foco no seu trabalho: dê sempre o melhor de si no ambiente onde trabalha, independentemente dos que os outros pensam ou sentem em relação a você. Certifique-se de que seu desempenho será notado, porém nunca se exalte disto na frente de outras pessoas para que não sintam inveja. 

5. Seja legal com todo mundo: o bom relacionamento no ambiente de trabalho é indispensável para que haja trabalho em equipe. Portanto, seja carismático e mostre que pode e quer trabalhar em grupo, dessa forma os outros não ficarão invejados. 

A inveja no trabalho pode acarretar sérios problemas.

Descubra o que pode destruir sua carreira

A inveja é um sentimento que geralmente está presente nos ambientes de trabalho, principalmente quando existe alguém que se destaca entre os demais. Por isso, é importante saber lidar com essa situação, pois pode causar problemas para quem é vitima da inveja. Seja discreto, humilde, sincero e procure manter um bom relacionamento com os companheiros de trabalho.

Leia Também:  Site do governo disponibiliza a bula de qualquer remédio

Top