Inundações na China Matam 57 Pessoas

As inundações deste mês que estão afetando inúmeras províncias da China já deixaram 57 mortos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério […]

Por Redacao em 20/09/2011

As inundações deste mês que estão afetando inúmeras províncias da China já deixaram 57 mortos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério de Assuntos Civis. Dentre o número de pessoas afetadas, 29 estão desaparecidas e outras 1,21 milhão evacuaram.

Cerca de um milhão de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas quando rios transbordaram e acabaram as províncias de Henan (centro), Shaanxi (norte) e Sichuan (sudoeste).

O prejuízo estimado até o momento é de 17,27 milhões de iunes, segundo informações do Executivo chinês, que correspondem a quase 2,7 milhões de dólares. Porém este valor não levou em consideração as plantações que também foram atingidas com as inundações causadas pelas chuvas. Mais de 650 mil hectares estão inundados e outros 580 mil destruídos parcialmente ou totalmente.

Os relatórios de autoridades locais informam que mais de 129 mil famílias ficaram sem suas casas e que estas pessoas foram levadas para abrigos temporários montados na província de Sichuan, local onde a situação deve se agravar durante o próximo final de semana.

Por mais que as chuvas tenham cessado durante um tempo, os níveis dos rios, principalmente os de alguns afluentes do Yangstsé (maior rio da China), continuam a subir.

Os danos serão avaliados por uma equipe especial enviada pelo Ministério de Assuntos Civis, que também estará responsável por ajudar nas tarefas necessárias. Essa medida foi tomada depois que o Ministério elevou o nível de alerta a 4 graus no país para os próximos dias.

Top