Intolerância a Glúten Sintomas

Certamente você conhece alguém ou ter lido a respeito sobre a intolerância a glúten, certo? Infelizmente este é um problema considerado comum em toda…

Certamente você conhece alguém ou ter lido a respeito sobre a intolerância a glúten, certo? Infelizmente este é um problema considerado comum em toda a sociedade que quando aparece é dificilmente notado pela pessoa, a qual percebe apenas quando aparecem as complicações. Para quem ainda não sabe ou que tem pouco conhecimento em relação a intolerância a glúten, este problema é nada mais do que a incapacidade de digerir o glúten, sendo que quando ingerido pode causar danos as paredes do intestino delgado. Por sua vez, o glúten é uma proteína encontrada em quatro tipos de alimentos, os quais são: cevada (e malte), trigo, aveia e centeio. Desta forma, qualquer alimento que contem um destes citados acima deve ser evitado pelas pessoas que possuem intolerância ao glúten, as quais são chamadas de celíacas, assim existem no mercado diferentes alimentos que são produzidos sem glúten, onde deve ser informada ao consumidor tal informação. Também chamada de doença celíaca, a intolerância ao glúten causa desordem no sistema imune, o que resulta em problemas na mucosa do intestino delgado, já que é o intestino celíaco o responsável pela absorção do glúten. Os intestinos, para todos os seres humanos, possuem vilosidades que se assemelham a pregas que fazem com que haja a absorção de maior quantidade de nutrientes devido à maior superfície de contato. No entanto, a pessoa que sofre de intolerância ao glúten conta com uma menor quantidade de vilosidades, dificultando assim a absorção de nutrientes, incluindo ácido fólico, gordura, cálcio e ferro.

O sistema imune, que é o processo de defesa do nosso organismo tem a finalidade de identificar corpos estranhos que adentram o organismo, assim este atua no combate e eliminação de qualquer ameaça. Quando tempos uma gripe, por exemplo, o vírus invade o nosso organismo e faz com que o sistema imune produza células de defesa (anticorpos) para curar a enfermidade. A relação que acabamos de realizar aqui mostra claramente o problema que a intolerância a glúten traz ao organismo, pois como o celíaco não tem a capacidade de absorver o glúten, o sistema imune identifica-o como uma ameaça, o que automaticamente começa a produção de anticorpos para combatê-lo, e como não existe nenhuma ameaça, ocorre o aparecimento de danos na mucosa do intestino. É um erro que o sistema imune realiza toda vez que o glúten é ingerido, onde ao invés de atacar os corpos estranhos, o mesmo acaba atacando o intestino.

Leia Também:  Prós e contras da aspirina

Segundo especialistas e médicos, a intolerância a glúten mais é desenvolvida por pessoas que possuem um tipo de infecção por bactérias ou vírus, além do fato de que o parentesco pode ser um dos responsáveis do surgimento da doença, como pais, mães, filhos e irmãos, ou seja, parentes de primeiro grau. Os sintomas da doença podem variar, mas geralmente são: perda de peso, diarréia, gases freqüentes, fome intensa, vômito, infertilidade, irritação, depressão, fadiga, fraqueza e ausência de menstruação para as mulheres. Por causa da má absorção dos nutrientes, outros sintomas podem surgir, como osteoporose, anemia e deficiência no crescimento em crianças. No entanto, é válido ressaltar que nem todas as pessoas que sofrem de intolerância a glúten podem apresentar tais sintomas, sendo que de acordo com pesquisas, aproximadamente 60% das pessoas não apresentam nenhum tipo de sintoma, fator que dificulta o descobrimento da doença. Por este motivo, se você está com dúvidas relacionadas a esta doença e deseja ter a certeza de que você ou alguém próximo não a possui, procure um médico para a realização dos diagnósticos corretos.

Top