Intestino desregulado o que fazer?

Você está sofrendo de intestino desregulado? Então saiba que é possível resolver esse problema com algumas medidas simples. A mudança nos hábitos alimentares e…

Por Isabella Moretti em 03/07/2016

Você está sofrendo de intestino desregulado? Então saiba que é possível resolver esse problema com algumas medidas simples. A mudança nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos estão entre as recomendações. Confira!

Para melhorar o funcionamento do intestino, é preciso mudar alguns hábitos. (Foto Ilustrativa)

Para melhorar o funcionamento do intestino, é preciso mudar alguns hábitos. (Foto Ilustrativa)

Estima-se que 20% da população mundial tem o intestino desregulado. Quando o trânsito intestinal não funciona corretamente, é comum sofrer com uma série de sintomas desagradáveis, como inchaço, mau humor, cólicas e sensação de estufamento. Você se enquadra nesse grupo? Então saiba que a constipação intestinal tem solução SIM!

O que fazer para regular o intestino?

O intestino preso pode ser desencadeado por diferentes fatores, sendo mais frequente entre as mulheres do que entre os homens. Em geral, o problema surge em virtude da má alimentação, do sedentarismo, do estresse e da gravidez.

O seu intestino anda meio preguiçoso? Então veja dicas para regularizar o funcionamento dele:

Conheça o seu intestino

Procure entender como o seu intestino funciona, especialmente a frequência. Dessa forma, é possível manter horários fixos para ir ao banheiro. Lembre-se: inibir a vontade de evacuar pode ser muito prejudicial à saúde intestinal.

Coma alimentos com fibras

Coma mais alimentos ricos em fibras. (Foto Ilustrativa)

Coma mais alimentos ricos em fibras. (Foto Ilustrativa)

As fibras contribuem com a formação do bolo fecal, por isso elas são tão importantes para o funcionamento do intestino. Ao elaborar o cardápio, tenha o cuidado de incluir alimentos ricos em fibras, como é o caso do mamão, da linhaça, da granola, da ameixa e da laranja com bagaço.

Beba bastante água

As fibras não atuam sozinhas no intestino. É preciso beber bastante água para hidratar as fezes e facilitar o deslocamento delas pelo intestino. O recomendado é ingerir pelo menos 1,5 litro de água por dia.

Pratique exercícios físicos

Como já foi dito, a vida sedentária é um dos fatores responsáveis pelo intestino desregulado. Portanto, vale à pena adotar uma rotina de atividades físicas e mover o corpo. Esses movimentos se encarregam de empurrar o alimento pelo tubo digestivo e, consequentemente, o intestino funciona melhor. Realizar uma caminhada de uma hora por dia já é mais que suficiente.

Pratique exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

Pratique exercícios físicos. (Foto Ilustrativa)

Reduza o consumo de alimentos constipantes

Os alimentos constipantes são aqueles que prejudicam o funcionamento do intestino. Entre eles, vale destacar a carne vermelha, os doces, os pães e os refrigerantes. Cuidado para não exagerar na ingestão desses itens.

E aí? Você tem mais alguma dica para tratar intestino desregulado? Deixe um comentário.

 

Top