Os passageiros que frequentam as salas de embarque de alguns dos principais aeroportos do país já podem acessar gratuitamente a internet sem fio, de forma ilimitada, usando dispositivos como notebooks, netbooks, tablets e smartphones, enquanto aguardam até que chegue a hora de embarcar.
O serviço, que atende pelo nome de “Infraero Wi-Fi grátis”, já era oferecido nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Galeão, no Rio de Janeiro; e Juscelino Kubitschek, em Brasília, desde o mês de março de 2011, em esquema de teste, no qual era possível acessar a internet sem fio grátis durante apenas 15 minutos.
Agora, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), os aeroportos de Santos Dumont (Rio de Janeiro), Pampulha (Belo Horizonte), Salgado Filho (Porto Alegre), Guararapes (Recife) e Pinto Martins (Fortaleza) também estão disponibilizando a conexão sem fio gratuita aos usuários.
Além desses, outros aeroportos importantes do Brasil, como os de Salvador, Manaus, Cuiabá, Viracopos (Campinas) e Confins (Belo Horizonte) devem ganhar o serviço em breve. A expectativa é de que os aeroportos de todas as cidades sede da Copa do Mundo de 2014 sejam atendidas ainda nesse ano.
Como usar
Depois de se cadastrar, você pode acessar a internet gratuitamente enquanto aguarda a hora de embarcar
Para utilizar a internet gratuita e ilimitada disponível em aeroportos brasileiros, o passageiro deve estar na sala de embarque de um dos aeroportos onde o serviço é liberado. Ao procurar pela rede sem fio nesses locais usando o seu dispositivo móvel, ele irá encontrar o “Infraero Wi-Fi grátis”.
Basta selecionar a rede, preencher o cadastro com os dados pessoais que serão pedidos e efetuar o cadastro de e-mail e senha com seis dígitos para acessar a conexão gratuita sem fio. Vale lembrar que também será necessário informar o número do seu cartão de embarque para ter a conexão liberada em seu smartphone ou notebook.
Neste primeiro momento, a Infraero informa que haverá um limite de conexões simultâneas, até que o serviço seja testado e avaliado pelos clientes. Em São Paulo, por exemplo, a quantidade máxima de usuários simultâneos é de 500 pessoas em Guarulhos e 600 pessoas em Congonhas.
A internet gratuita e ilimitada disponível em aeroportos brasileiros está sendo oferecida inicialmente pela TIM, em troca da exploração de espaços publicitários nestes aeroportos. As operadoras NET e Linktel também participarão do projeto, assim que ele for expandido para novos aeroportos.