Internet 3G: o que atrapalha captar o sinal

Quem tem o costume de utilizar a internet 3G certamente já passou alguns momentos de raiva ao tentar acessar a web nos smartphones, tablets…

Quem tem o costume de utilizar a internet 3G certamente já passou alguns momentos de raiva ao tentar acessar a web nos smartphones, tablets e mesmo nos notebooks e desktops, através dos modens 3G.

Muitos usuários ficam bravos quando tentam acessar a internet 3G (Foto: Divulgação)

Geralmente, tais dores de cabeça ocorrem devido à instabilidade do sinal, que em alguns locais cai a todo o momento, e também à grande variação da velocidade de navegação, que em alguns momentos pode estar lá no alto e poucos segundos depois diminui drasticamente.

Dessa forma, é importante saber o que atrapalha captar o sinal da internet 3G para tentar, pelo menos em parte, diminuir os problemas ao usar a internet móvel no Brasil, podendo acessar, sem maiores dificuldades, qualquer site, independente do lugar em que você esteja.

Basta fazer uma pesquisa rápida pela internet para encontrar uma série de dicas e “gambiarras” que prometem melhorar o sinal do 3G. Mas nem todas elas são verdades e, ao contrário do que se imagina, podem ter o efeito contrário, atrapalhando ainda mais o acesso à internet móvel.

O que pode atrapalhar captar o sinal da internet 3G

As capas de metal, muito utilizadas por alguns proprietários de smartphones, podem atrapalhar a recepção do sinal 3G (Foto: Divulgação)

– Utilizar capas com material metálico: devido ao fato de o metal ser um condutor de eletromagnetismo, as capas que trazem materiais metálicos em sua composição podem atrapalhar a recepção do sinal 3G, já que envolvem a parte traseira do smartphone, onde estão localizados os circuitos da conexão sem fio do aparelho.

– Usar modens de qualidade ruim: mesmo que muitos notebooks e tablets tragam uma antena 3G, alguns usuários ainda acreditam que poderão melhor a recepção do sinal instalando um modem 3G. Mas o que pode acontecer é justamente o contrário, principalmente se o mini-modem for de baixa qualidade.

Leia Também:  Transforme o seu computador em um Windows 8

– O modo de segurar o celular: dependendo da posição da antena interna do celular, o modo como seguramos o aparelho pode interferir na recepção do sinal 3G, principalmente se a mão cobrir totalmente a antena. O detalhe é que a interferência, nesse caso, acontece de forma bastante sutil, sem gerar maiores problemas.

– Acessar a internet móvel em locais fechados e cheios de obstáculos físicos: como as ondas de transmissão do sinal 3G trafegam pelo ar, qualquer obstáculo pode desviá-las e dificultar a sua recepção. É por isso que nos locais fechados torna-se mais complicado usar a internet móvel.

O que pode ajudar a melhorar a captura do sinal da internet 3G

Quanto mais aberto o local, maiores serão as possibilidades de captar o sinal 3G (Foto: Divulgação)

– Usar o celular em locais mais altos: tal atitude ajuda a fugir dos obstáculos físicos, possibilitando pegar um sinal melhor.

– Modificar a posição do modem: se o local em que você está utilizando o modem 3G possui sinal fraco, tente mudá-lo de posição, para tentar encontrar um sinal mais forte.

– Instalar repetidores de sinal: tais aparelhos servem para amplificar o sinal da internet móvel e retransmití-lo a uma área onde ele está fraco. Dessa forma, a sua instalação pode ajudar a melhorar a captura do sinal 3G.

– Utilizar antenas externas: em locais distantes das estações Rádio Base das operadoras, responsáveis por enviar o sinal, é comum instalar antenas externas para melhorar a recepção do sinal da internet 3G. Elas devem ficar apontadas para a região onde fica a estação mais próxima e o usuário precisa conectar o cabo que as acompanha ao celular.

Top