Internação a força de viciados: saiba mais

Internação a força de viciados: saiba mais

Élida Santos 31/05/2013 Bem Estar

PUBLICIDADE

No dia 21 de janeiro de 2013, começou a funcionar um acordo entre as autoridades do estado de São Paulo para agilizar a internação involuntária de dependentes de crack em clínicas de desintoxicação. Especialistas temem que essa seja mais uma operação de repressão ineficaz, como algumas que já aconteceram na Cracolândia.

Leia mais sobre: Tratamento drogas gratuito

Usuários de drogas podem ter internação determinada por juíz (Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

A ação de internar uma pessoa a força dependendo do seu grau de dependência é baseada em um termo de cooperação técnica assinado pelo governo do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Esse documento criou uma equipe integrada que contém médicos, juízes sediados no Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), no Parque da Luz, próximo a região da Cracolândia e assistentes sociais que estão nesse mesmo local.

Procedimento de internação forçada

Para que o dependente de crack seja internado de modo forçado é preciso que primeiramente seja levado ao local de atendimento a fim de seja feita uma avaliação médica. Se for constatado que a pessoa necessita de uma internação e que ela esteja se recusando a submeter-se a ela, promotores solicitarão a um juiz de plantão que decida sobre uma internação compulsória.

Saiba mais sobre: Clínica para dependentes químicos gratuita

O crack não á a única droga que vicia, mas é um grande problema de saúde pública (Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

Tipos de internação de dependentes químicos

Atualmente a lei brasileira prevê três tipos de internação: voluntária, involuntária (por requisição do médico e da família, se o usuário não tiver condições de decidir) e compulsória (por decisão judicial). Se o juiz permitir e decidir que é preciso internar o usuário contra a sua vontade, o dependente será imediatamente levado para uma clínica especializada conveniada ao programa do Governo do Estado de São Paulo.

Instituições e pessoas que são contra a internação compulsória alegam que esse ato é uma forma ineficaz de eliminar o problema, pois “limpa” as ruas dos dependentes, mas não atinge o foco do aumento da dependência química. Já quem defende a medida diz que crianças e pessoas que estão sob o efeito da droga por muito tempo acabam não tendo a real dimensão do problema pelo qual estão passando e para terem suas vidas salvas precisarão de uma internação forçada.

Outros artigos

Estudar na Argentina 2011

23/07/2011

Estudar na Argentina 2011

Realizar um estudo em outro país é uma experiência sem igual. Deixar para trás, ainda que somente por um tempo, ou talvez para toda a vida, um país em que foi ad...

Preços de Pisos Emborrachados

23/01/2011

Preços de Pisos Emborrachados

Quando pensamos  em Preservação da Natureza podemos encontrar um ótimo aliado na hora da construção, os pisos emborrachados, pussuem otima qualidade, custo baixo, gr...

Comprar DVD Player Automotivo Barato

21/01/2011

Comprar DVD Player Automotivo Barato

O DVD player é um equipamento moderno que tem turbinado a parte interna do carro, permitindo que os passageiros assistam filmes ou shows numa pequena tela. Dispo...