Intercâmbio Para Professores De Inglês

O intercâmbio para professores de inglês é um programa que tem contribuído com a formação de muitos profissionais que ensinam idiomas. A temporada no…

O intercâmbio para professores de inglês é um programa que tem contribuído com a formação de muitos profissionais que ensinam idiomas. A temporada no exterior permite o contato com uma nova cultura, conversas com nativos e visitas a lugares que ajudam a entender um pouco mais sobre o idioma.

O professor de língua inglesa que resolve encarar o desafio de um intercâmbio normalmente é matriculado em um curso para adquirir novos conhecimentos e se especializar. Os países mais procurados para esse tipo de experiência são Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Irlanda e Austrália, países com culturas e sotaques diferentes, mas que possuem o inglês como idioma oficial.

Os docentes que participam do intercâmbio costumam se hospedar em casa de família ou hotel, já são matriculados numa escola de idiomas antes mesmo da viagem e desenvolvem atividades que melhoram suas habilidades com a língua, principalmente quando se diz respeito a fala. Ser um bom professor de língua inglesa demanda tempo, estudos e acima de tudo afinidade com o idioma, fatores que o programa de intercâmbio é capaz de proporcionar.

O programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) é promovido com a meta de enviar professores de inglês da rede pública para o exterior. A proposta consiste numa capacitação intensiva nos Estados Unidos, onde os docentes terão contato com a cultura norte-americana para adquirir novas experiências.

O programa de intercâmbio para professor de inglês tem duração de cinco meses e desenvolve diversas competências dos docentes, que aprendem novas metodologias, técnicas para planejar aulas e conhecem tecnologias que contribuem com o ensino de idiomas. Os interessados tiveram até o dia 15 de março para fazer a inscrição no programa e aguardam o chamado para o processo seletivo. O intercambio do ILEP será realizado entre os meses de janeiro e maio de 2012 e inclui na carga horária estágio numa escola americana.

Continuar Lendo  Roteiros de Cicloturismo

Algumas empresas estão promovendo viagens de intercâmbio para professor, com o objetivo de atribuir novos títulos ao currículo do docente e torná-lo mais visível no mercado de trabalho. A Vancouver English Centre (VEC), por exemplo, realiza o Teaching English as a Foreign Language Certificate Program com duração de quatro semanas. A experiência de intercâmbio consiste em melhorar as habilidades como professor de língua inglesa, passando uma temporada no Canadá e participando de um curso apropriado.

 

Top