Intercâmbio para o Reino Unido pelo Ciência sem Fronteiras

Para os estudantes que sonham com um intercâmbio, agora é possível por meio de um programa chamado Ciência sem Fronteiras. Entenda como funciona e como você pode participar!

Para os estudantes que sonham com um intercâmbio, agora é possível por meio de um programa chamado Ciência sem Fronteiras. Entenda como funciona e como você pode participar!

O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio (Foto: Divulgação)

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras foi criado em conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) para que alunos brasileiros possam fazer intercâmbio e tem como principais objetivos:

  • Investir na formação de pessoal altamente qualificado nas competências e habilidades necessárias para o avanço da sociedade do conhecimento;
  • Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior;
  • Promover a inserção internacional das instituições brasileiras pela abertura de oportunidades semelhantes para cientistas e estudantes estrangeiros;
  • Ampliar o conhecimento inovador de pessoal das indústrias tecnológicas;
  • Atrair jovens talentos científicos e investigadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.
Cerca de 75 mil bolsas para intercâmbio serão disponibilizadas nos próximos quatro anos para que alunos em etapa de graduação e pós-graduação possam ter a chance de estudar e viver novas experiências em outros países. A finalidade é manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação a tecnologia e inovação.

As vagas estão disponíveis para Reino Unido, Estados Unidos ou Espanha (Foto: Divulgação)

Intercâmbio para o Reino Unido

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI) lança chamada com a oferta de bolsas de Doutorado Sanduíche e Pós Doutorado no laboratório britânico GlaxoSmithKline (GSK). Este laboratório é considerado um dos líderes em saúde e pesquisa farmacêutica.

O objetivando selecionar candidatos que queiram desenvolver parte de suas teses de Doutorado e pesquisas de Pós-Doutorado em um laboratório da GlaxoSmithKline no Reino Unido, Estados Unidos ou Espanha.

As inscrições para a chamada 01/2012 vão até o dia 02/03/2012 (Foto: Divulgação)

As inscrições para a chamada 01/2012 vão até o dia 02/03/2012, e valem para estudantes que estejam realizando pesquisas nas áreas: Doenças Metabólicas, Doenças Tropicais e Negligenciadas, Doenças Infecciosas, Doenças Respiratórias, Imunologia e Processos Inflamatórios, Biofarmácia. Serão concedidas até 5 (cinco) bolsas de doutorado sanduíche no exterior (SWE), por até 12 (doze) meses cada, e até 5 (cinco) bolsas de Pós-Doutorado no Exterior (PDE), por até 24 (vinte e quatro) meses cada. As bolsas incluem os benefícios de mensalidade, auxílio-instalação, passagem aérea de ida e volta, e seguro-saúde.

Leia Também:  Inscrições SISU 2012 - Lista de espera

O site oficial http://www.cienciasemfronteiras.gov.br presta mais esclarecimentos.

Top