Intercâmbio Para Jovens Do Ensino Médio

O intercâmbio para jovens do Ensino Médio corresponde a uma oportunidade para ter uma experiência internacional. Várias agências especializadas nesse tipo de viagem montam…

O intercâmbio para jovens do Ensino Médio corresponde a uma oportunidade para ter uma experiência internacional. Várias agências especializadas nesse tipo de viagem montam pacotes exclusivos para adolescentes que estão concluindo a educação básica e desejam aprimorar outro idioma em uma temporada no exterior. Um programa de intercâmbio para jovens normalmente tem finalidade cultural ou para estudos, no entanto ambas costumam estar combinadas para tornar a viagem mais produtiva.

Intercâmbio Para Jovens Do Ensino Médio (Foto: Exame/Abril)

Intercâmbio Para Jovens Do Ensino Médio

A temporada fora do Brasil, que é o intercâmbio para jovens do Ensino Médio, permite que o intercambista faça cursos, vivencie o dia-a-dia de outra cultura e passeie pelos principais pontos turísticos da cidade onde está instalado. Os pais costumam questionar sobre a idade para se fazer intercâmbio, mas o fato que essa experiência vivenciada no Ensino Médio pode trazer grandes contribuições para a vida do indivíduo. Em primeiro lugar o jovem desenvolve maturidade para se virar sozinho em outro país, também se torna mais responsável e faz grandes amizades enquanto durar o seu programa.

Leia mais informações sobre: Ensino Médio Nos Estados Unidos, Intercâmbio

Objetivo de programas de intercâmbio

O intercâmbio tem como foco os adolescentes, entre 14 e 17 anos, que buscam novas experiências, aventuras e emoções. O programa que atendem aos intercambistas do Ensino Médio se chama High School e tem como objetivo matricular o estudante brasileiro numa escola no país destino para que ele adquira conhecimentos e tenha contato com os jovens da sua idade, dentro é claro de outro tipo de cultura.

Experiência pode ajudar e muito o jovem no futuro (Foto: Exame/Abril)

A viagem de intercâmbio High School, também chamada de colegial no exterior, é uma proposta de programa de agências como CI e STB. O aluno brasileiro passa por várias entrevistas para avaliar seu preparo e também é submetido a testes para verificar o nível de domínio do idioma, que deve ser de preferência intermediário para que o ele não sinta tanta dificuldade para se comunicar em território estrangeiro.

Leia Também:  Saiba como ajudar a criança a ter um sono tranquilo

Benefícios do intercâmbio

Vários benefícios estão associados ao programa de intercâmbio para Ensino Médio, tais como a fluência no idioma, o convívio numa nova comunidade, a experiência de estudar numa escola estrangeira, conquista da autoconfiança, o amadurecimento e o apego a família hospitaleira. Os programas de High School matriculam o intercambista numa instituição de ensino, encontram uma família anfitriã para ele e cuidam de todos os demais preparativos da viagem.

Vários programas permitem viajar e estudar em outros países (Foto: Exame/Abril)

Normalmente a proposta de intercâmbio é de um bimestre de estudos no exterior, com acomodação em casa de família, refeições garantidas e outros fatores que dão suporte a viagem. O estudante tem ainda a liberdade de escolher se deseja uma escola pública ou particular na hora de montar o seu planejamento de intercâmbio. O internato é também outra possibilidade de hospedagem no país estrangeiro, normalmente disponível nas melhores faculdades particulares do mundo.

Leia mais informações sobre: Intercâmbio para Canadá 2016

High School e os países que recebem os intercambistas

Entre os países que recebem intercambistas do High School, é válido mencionar os Estados Unidos, Suíça, Nova Zelândia, Inglaterra, Irlanda, Austrália, França, Canadá, Suécia, Espanha, Alemanha e até mesmo Finlândia. Os países são receptivos e acolhedores, além de oferecer condições para um aprendizado de qualidade para aprimorar o idioma. O intercâmbio cultural para jovens é resultado da parceria das agências com as melhores escolas, por isso as contribuições prometem aparecer tanto na vida pessoal como acadêmica.

No futuro, intercâmbio ajuda na hora de conseguir um bom trabalho (Foto: Exame/Abril)

Quem deseja aprender o legítimo inglês britânico deve escolher o intercâmbio para a Inglaterra. Já as pessoas que buscam o contato com uma cultura totalmente nova e diferente podem optar pelo High School na Austrália. Há muitas possibilidades de viagem, mas grande parte dos adolescentes prefere explorar essa experiência no território norte-americano ou na Europa.

Leia Também:  Lugares Para Acampar no Rio de Janeiro

Para obter mais informações sobre os programas de High School ou consultar os preços, acesse os sites das principais empresas de intercâmbio:

CI Intercâmbio

STB Intercâmbio

Quer mais dicas sobre o tema? Confira nossos outros artigos sobre este e vários outros assuntos, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Top