Intercâmbio entre universidades brasileiras: como fazer

Intercâmbio entre universidades brasileiras: como fazer

Para ter uma formação acadêmica mais consolidada, adquirindo ainda mais conhecimentos sobre a sua área de atuação, os estudantes de ensino superior do país…

Por Andre em 31/12/2012

Para ter uma formação acadêmica mais consolidada, adquirindo ainda mais conhecimentos sobre a sua área de atuação, os estudantes de ensino superior do país podem participar de programas de intercâmbio entre universidades brasileiras, que proporcionam ao interessado passar um tempo estudando em uma instituição de outra cidade ou até mesmo de outro estado.

Estudantes universitários de diversas áreas podem se candidatar aos programas de intercâmbio entre as universidades brasileiras (Foto: Divulgação)

Um dos programas que permitem esse intercâmbio é o Mobilidade Acadêmica, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), que permite aos alunos matriculados em universidades federais participantes do programa, ficarem de seis meses a um ano estudando determinadas disciplinas da sua área em uma instituição que não a sua de origem, criando vínculo temporário com ela.

O programa Mobilidade Acadêmica geralmente é realizado duas vezes ao ano e depende da existência de vagas e da possibilidade de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s). Durante a participação no intercâmbio, o estudante tem a sua vaga garantida na instituição de origem.

Programa de bolsas: Intercâmbio Santander Universitário

Quem pode fazer o intercâmbio entre universidades brasileiras

Os interessados devem estar matriculados em universidades participantes e terem completado pelo menos o 1º e o 2º períodos (Foto: Divulgação)

Para participar do programa Mobilidade Acadêmica, de intercâmbio entre universidades brasileiras, os interessados devem estar matriculados em uma das instituições participantes e ter concluído, pelo menos, 20% da carga horária de integralização do curso de origem.

Ou seja, o aluno deve ter integralizado todas as disciplinas do 1º e do 2º semestres (1º ano) do curso de origem, possuindo, no máximo, uma reprovação por período letivo.

Aproveitando o recesso: Intercâmbio para as férias de final de ano 2012

Como participar do intercâmbio entre universidades brasileiras

A UFRJ é uma das universidades mais procuradas pelos intercambistas (Foto: Divulgação)

O estudante interessado em fazer o intercâmbio entre universidades brasileiras deve procurar a Pró Reitoria de Graduação da universidade em que estuda e se informar se ela é participante do programa Mobilidade Acadêmica. Tal informação também pode ser obtida no site da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

Confirmada a participação da instituição no programa, basta escolher a universidade onde será feito o intercâmbio e se inscrever para o processo de seleção, além de organizar toda a documentação que for solicitada pelas instituições.

Caso a universidade em que você estude não seja parceira do Mobilidade Acadêmica, verifique se ela participa de outros programas de intercâmbio nacionais.

Top