Instalar cortina persiana: passo a passo

As cortinas são itens fundamentais para os ambientes da casa. No entanto, nos últimos anos, elas estão sendo gradualmente substituídas por peças mais modernas e práticas, que recebem o nome de persianas.

As persianas permitem controlar melhor a entrada de luz. (Foto:Divulgação)

As persianas na decoração

Tal como a cortina, a persiana tem funções específicas no ambiente, como garantir a privacidade dos moradores e oferecer proteção solar. A peça também contribui com a decoração e, dependendo do modelo, otimiza a sensação de aconchego.

As persianas normalmente controlam a luminosidade através da inclinação das lâminas. Estas peças são perfeitas para cozinha, banheiro, home office e sala. Outra característica importante diz respeito ao visual clean e elegante.

Os modelos de persiana mais encontrados no mercado são confeccionados com alumínio. As peças possuem mecanismos de abertura e fechamento, que podem ser tanto manual como motorizado. As versões modernas de persianas sempre procuram oferecer mais praticidade e comodidade para a vida dos moradores.

Persianas horizontais. (Foto:Divulgação)

As persianas são mais caras e, dependendo do design, deixam o ambiente com “cara” de escritório. Em comparação com as cortinas tradicionais, as peças são mais práticas de manusear, garantem leveza e maior controle da entrada de luz.

A janela do ambiente pode ser vestida com persianas horizontais ou verticais. O primeiro formato é indicado para escritórios, mas também pode ser instalado em pequenas áreas domésticas. O modelo com lâminas verticais, por sua vez, é mais sofisticado, fácil de operar e ideal para janelas grandes.

A frequência de uso e a intensidade solar são os principais responsáveis pelo desgaste das persianas. Para aumentar a vida útil das peças, é recomendado fazer a manutenção periódica e realizar a limpeza corretamente.

Como instalar persiana?

Antes de furar a parede, é importante fazer as marcações. (Foto:Divulgação)

A instalação de uma persiana consiste, basicamente, em fazer as marcações na parede, furar com a furadeira, fixar os suportes laterais, encaixar a persiana nos suportes, fazer o travamento da estrutura e encaixar a vareta. Antes de assumir o papel de instalador, é sempre importante ler com atenção as orientações do fabricante, principalmente se houver um sistema de automação.

Ferramentas necessárias: Persiana, Suporte lateral (direita/esquerda), suporte central, contravento, nível, vareta, martelo, furadeira, chave de fenda, caneta ou lápis.

O vídeo a seguir mostra o passo a passo para instalar persiana em casa da melhor maneira possível. Confira:

Reply