Instagram: saiba como utilizar

Desenvolvido para rodar inicialmente nos dispositivos móveis da Apple, o Instagram é um aplicativo gratuito que permite aos usuários tirar fotos, editar as imagens…

Desenvolvido para rodar inicialmente nos dispositivos móveis da Apple, o Instagram é um aplicativo gratuito que permite aos usuários tirar fotos, editar as imagens e compartilhá-las através do próprio app ou de outras redes sociais.

O Instagram conta atualmente com mais de 100 milhões de usuários (Foto: Divulgação)

Comprado pelo Facebook, o aplicativo ganhou versões também para o sistema operacional Android, o que levou à popularização da plataforma, que conta atualmente com mais de 100 milhões de usuários.

Em dezembro de 2012, mudanças anunciadas em seus termos de uso causaram grandes polêmicas e resultaram na perda de alguns milhões de usuários. Apesar disso, a rede social ainda continua bastante procurada e se você quer usá-la para compartilhar suas fotografias, confira as dicas para utilizar o Instagram.

Veja o que mudou: Novas regras do Instagram

Baixar app Instagram

O aplicativo Instagram é gratuito e está disponível para Android, iPhone, iPod touch e iPad (Foto: Divulgação)

O primeiro passo é baixar o aplicativo. Para quem possui um iPhone, iPod touch ou iPad, com iOS 4.3 ou posterior, o download pode ser realizado gratuitamente na App Store.

Já para as pessoas que têm um smartphone ou tablet baseado no sistema operacional Android, o aplicativo está disponível, também de graça, na loja virtual Google Play.

Criando sons a partir das fotos: Aplicativo que faz música no Instagram

Usando o Instagram

Criando uma conta no Instagram (Foto: Divulgação)

Agora, você deve criar uma conta no Instagram, clicando em “Cadastrar”. A seguir, crie login e senha, insira uma foto para o seu perfil (opcional) e informe os dados solicitados (nome, e-mail e telefone).

A partir daí, o seu perfil estará criado e será possível começar a usar a rede social de compartilhamento de imagens. O seguinte menu estará disponível, da esquerda para a direita, na parte inferior da tela: home (ícone da casa); explorar; tirar fotos (ícone da câmera); interações; e configurações do programa.

Usando os recursos do Instagram (Foto: Divulgação)

No botão “Home”, você visualiza as fotos tiradas por quem você segue, enquanto na opção “Explorar”, é possível procurar pelos amigos e outros usuários. Já o botão “Câmera” deve ser acionado para tirar fotos, selecionar imagens armazenadas no dispositivo e para abrir o menu de recursos da câmera (acionar flash, centralizar a foto, etc).

Leia Também:  Terminal Server, Acesso Remoto

Na opção “Interações”, o usuário confere as pessoas que curtiram as suas fotos e os comentários postados por ela, além de várias outras informações, enquanto na seção “Configurações”, você edita seu perfil, escolhe quem pode ver as imagens e troca a foto de abertura, entre outras opções.

Publicando uma foto

Aplicando efeitos e compartilhando imagens no Instagram (Foto: Divulgação)

Para tirar uma foto com o aplicativo, clique no botão “Câmera”, configure como quiser e bata a foto. Depois, você pode alterar a luz da imagem, girar a foto, colocar moldura e aplicar filtros, entre outras opções de edição.

Para finalizar, o usuário deve inserir uma legenda, marcar a localização da foto (opcional) e escolher a rede social em que deseja compartilhar a imagem.

Top