INSS estuda conferir benefício antes de concluir análise dos documentos

INSS estuda conferir benefício antes de concluir análise dos documentos

O Ministério da Previdência INSS estuda conferir benefício antes de concluir análise dos documentos do segurado. A estratégia faz parte das propostas de uma nova…

Por Editorial MDT em 02/10/2015

O Ministério da Previdência INSS estuda conferir benefício antes de concluir análise dos documentos do segurado. A estratégia faz parte das propostas de uma nova regra para a concessão de benefícios, cuja finalidade é tentar diminuir o número de ações judiciais contra o instituto. Por exemplo: um trabalhador sofre acidente e solicita a aposentadoria por invalidez. Se o instituto recusar a solicitação ou demorar para analisá-lo, ele pode procurar a Justiça que, em casos urgentes, costuma oferecer liminar conferindo o benefício até o ajuizamento da ação

INSS estuda conferir benefício antes de concluir análise dos documentos (Foto: Divulgação)

INSS estuda conferir benefício antes de concluir análise dos documentos

O benefício concedido aos trabalhadores brasileiros é um direito adquirido, desde que o trabalhador tenha tempo de contribuição de acordo com a lei e a idade requerente. Embora, em algumas situações seja necessário conceder o benefício, como em caso de invalidez, o INSS estuda conferir benefício antes de concluir análise dos documentos. O que ocorre é que a demora na concessão do benefício pode acarretar em processo na justiça, o que seria muito mais complicado e dispendioso para o órgão.

Aposentadoria exige documentação diferente para cada caso (Foto: Divulgação)

Requisitos necessários para requerer o benefício

Para requerer o benefício do INSS é importante que seja feita uma análise minuciosa de toda documentação e requisitos exigidos, uma vez que existem documentos específicos para cada tipo de benefício, como: auxílio doença ou aposentadoria por invalidez é preciso à comprovação da incapacitação para o trabalho, e a prova disso é feita  com laudos e exames médicos. Por outro lado, a aposentadoria por tempo de contribuição para quem possui atividade rural, exige do segurado todas as provas que trabalhou nesse período.

A análise e concessão da carta de adesão pode demorar (Foto: Divulgação)

Demora da análise e na emissão da carta de concessão do segurado

Muitas vezes a demora se da por conta da falta de documentos, ou por apresentar documentos errados  ao INSS. Os documentos comuns que é exigido para todos que querem entrar com o pedido de aposentadoria são: RG, CPF, Endereço, PIS, Carteiras de Trabalho, Carnês, etc.

É possível fazer uma simulação da aposentadoria no site da previdência (Foto: Divulgação)

Como agendar o requerimento do benefício no INSS?

Para agendar o requerimento do beneficio junto ao INSS é muito simples, basta ligar para o numero do telefone da Previdência Social 135 e fazer a solicitação do agendamento do protocolo. Outra forma de fazer o agendamento é através do site da Previdência Social. No ato o segurado pode escolher o posto, o dia e a hora que deseja fazer o protocolo do requerimento do benefício. É importante salientar, que nem sempre é viável interpor na decisão do INSS, uma vez que é o próprio órgão que faz a análise dos documentos, nesse caso o recurso demora mais tempo para ser analisado pelo Conselho de Recurso do que o tempo que leva para o julgamento de uma demanda judicial pelos Juizados Federais.

Top