Inspeção veicular 2013: saiba mais Inspeção veicular 2013: saiba mais

Inspeção veicular 2013: saiba mais

Os moradores da cidade de São Paulo pagarão 6,9% a mais para fazer a inspeção veicular em 2013. Segundo a Portaria 122/2012 da Secretaria…

Por Élida Santos em 01/01/2013

Os moradores da cidade de São Paulo pagarão 6,9% a mais para fazer a inspeção veicular em 2013. Segundo a Portaria 122/2012 da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, da capital paulista, publicada na edição da última quinta-feira (27 de dezembro) do Diário Oficial da Cidade de São Paulo, em 2013, a taxa para a realização da inspeção veicular será de R$ 47,44. No período de 12 meses, esse valor era de R$ 44,36. O aumento é pouco, mas a longo prazo pode surtir efeito no bolso do motorista.

Leia mais sobre: Detran Maranhão: IPVA, multas, consulta

A inspeção veicular é obrigatória (Foto: Divulgação)

Como deve ser feita a inspeção veicular?

Em geral, em todos os estados brasileiros, as companhias responsáveis pela inspeção veicular têm que fazer uma averiguação de todos os veículos registrados na cidade, com o objetivo de verificar as suas condições de conservação e como estão contribuindo para a poluição do ar. Em São Paulo, existe um programa que verifica a emissão dos níveis de CO, CO2 e HC, e nos automóveis movidos a diesel mede os valores de opacidade e de material particulado.

Confira também: RENAVAM DETRAN – consultar multas

Entre os itens vistos na inspeção é a verificação de emissão de gases (Foto: Divulgação)

Quando se faz a inspeção veicular?

A realização da inspeção veicular segue uma ordem que varia de acordo com o final da placa de cada automóvel. O proprietário tem um período de até 90 dias, antes da data limite do licenciamento, para realizar o procedimento. O agendamento para fazer essa verificação pode ser feito com 120 dias de antecedência e os proprietários reprovados ou rejeitados terão 30 dias para fazer a manutenção necessária no carro e a inspeção será reagendada a inspeção, sem que seja cobrada nova tarifa por isso.

Saiba mais sobre: Detran PB – consultas, multas, IPVA

Porém, quem perder o prazo legal da inspeção veicular terá o licenciamento bloqueado e pode receber uma multa, caso sejam parados em uma fiscalização de trânsito ou flagrados pelos radares de fiscalização de rodízio, distribuídos em todo o território nacional. Por isso, procure do Detran mais próximo para se informar com relação ao calendário dessa inspeção.

Top