Insônia infantil causas e tratamentos

Insônia infantil causas e tratamentos

Saiba mais sobre a Insônia infantil causas e tratamentos.  A insônia é um problema comum que afeta tanto adultos quanto crianças e  pode se manifestar de…

Por Redacao em 10/12/2014

Saiba mais sobre a Insônia infantil causas e tratamentos.  A insônia é um problema comum que afeta tanto adultos quanto crianças e  pode se manifestar de várias formas, como dificuldade para adormecer, acordar a cada duas horas todas as noites, entre outros comportamentos. Ela pode estar relacionada a problemas físicos – alergias e inflamações, problemas psicológicos – pesadelos e medos, problemas sociais – entrada na escola, separação dos pais ou chegada de um irmãozinho.

Confira:  Como aumentar a imunidade do seu bebê

Insônia infantil causas e tratamentos - O distúrbio do sono infantil pode ter causas físicas, como dor ou dificuldades respiratórias. Ou psicológicas como o sonambulismo e pesadelos.

Insônia infantil causas e tratamentos

Uma das causas mais comuns da insônia infantil é a ansiedade. Quando a criança passa por uma mudança grande, seja de escola ou de casa, a insônia pode acompanha-la. As vezes a ansiedade pode estar relacionada diretamente com o vínculo materno, se a mãe está ansiosa, o bebê ou a criança acabam refletindo esses sentimentos. A insônia também pode acontecer quando os pais não souberam preparar a criança ainda quando bebê para dormir.

Leia também: Dicas para nutrição infantil

crianças que sofrem de insônia desenvolvem três vezes mais problemas gastrointestinais e têm o dobro de ocorrências de dores de cabeça, comparadas a crianças com ciclos de sono regulares. (Foto: Divulgação)

A quantidade de horas ideal para as crianças dormirem depende da idade. A quantia diminui conforme o crescimento da criança. Os recém nascidos dormem geralmente 16 horas por dia. Com um ano de vida a criança passa a dormir de 12 a 13 horas por dia. Para descobrir se a criança tem insônia os pais devem observar principalmente se o pequeno dorme a noite inteira ou se acorda várias vezes durante a noite e o nível de descanso durante o dia.

Leia mais: Dietas para crianças com colesterol alto

A insônia infantil atinge 35% das crianças com menos de 5 anos e, se não é cuidada, pode tornar-se um problema para toda a vida. (Foto: Divulgação)

A insônia pode resultar em choro fácil, mau humor, dependência dos pais, olheiras, problemas na escola, irritação, e até possíveis problemas de crescimento, já que o hormônio de crescer é liberado durante o sono.

insônia infantil causas e tratamentos pode ser tratada de maneira simples. Adquirir uma rotina de horário para a criança dormir é fundamental. Outra medida é iniciar um ritual simples e rotineiro para a hora de dormir, como contar uma história ou conversar sobre os acontecimentos do dia. Alguns estímulos também fazem com que a criança não tenha dificuldade para  pegar no sono como sempre manter a criança em um locla tranquilo, longe da televisão e sem brincadeiras que a exercitem muito.

Insônia infantil pode ser sintoma de outros problemas

Crianças que sofrem de insônia desenvolvem três vezes mais problemas gastrointestinais e têm o dobro de ocorrências de dores de cabeça, comparadas a crianças com ciclos de sono regulares. (Foto: Divulgação)

Estudos mostram que a insônia infantil atinge 35% das crianças com menos de 5 anos e, se não é cuidada, pode tornar-se um problema para toda a vida. A partir do terceiro mês, o bebê começa a dormir mais à noite do que durante o dia. Uma criança entre 1 e 2 anos dorme normalmente em torno de treze horas por dia. Aos 4 e 5 anos, o período de sono é de onze horas. Quantidades menores de horas dormidas devem ser encaradas como sinal de alerta.

A insônia infantil causas e tratamentos pode ser o princípio de outras doenças além da ansiedade e depressão, como dores no corpo em geral, refluxo gastroesofágico e transtornos neurológicos. Por isso os pais devem ficar atentos caso o filho tenha lgum distúrbio para dormir.

 

Top