Insônia aumenta risco de doenças

O sono é o momento que o nosso corpo tem para descansar. Porém, algumas pessoas sofrem com a insônia e esse momento acaba se…

O sono é o momento que o nosso corpo tem para descansar. Porém, algumas pessoas sofrem com a insônia e esse momento acaba se tornando um problema para a saúde. O problema é que a insônia aumenta risco de doenças. Saiba mais sobre o assunto.

A insônia pode provocar doenças cardiovasculares. (Foto: divulgação)

Insônia pode provocar doenças

As mulheres são as que mais sofrem com a insônia, devido às alterações hormonais que ocorrem ao longo do dia ou durante a tensão pré menstrual. Além disso, acredita-se que a mulher possua maior predisposição genética para esse distúrbio.

Segundo especialistas, além das preocupações com trabalho, filhos e com a casa, outros problemas como estresse, ansiedade e até mesmo dores de cabeça podem interferir no relaxamento do cérebro e provocar a insônia.

A longo prazo, a insônia pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, depressão e até obesidade. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade da Noruega, existe uma relação entre a insônia e uma maior prevalência de insuficiência cardíaca.

Os resultados da pesquisa apontam que a insônia pode triplicar o risco de uma pessoa sofrer problemas cardíacos e que o quadro pode se tornar ainda pior se o indivíduo apresentar ansiedade e depressão. Além das desagradáveis olheiras, os impactos da insônia podem fazer com que a pessoa esqueça fatos recentes, comprometendo sua criatividade e diminuindo sua capacidade de planejar e executar tarefas.

Se a insônia for crônica, pode desencadear envelhecimento precoce, diminuir o tônus muscular, comprometer o sistema imunológico, doenças cardiovasculares e gastrointestinais.

Ler antes de dormir pode ajudar a acabar com a insônia. (Foto: divulgação)

Veja também insônia e tratamentos, quais são 

O que fazer para evitar a insônia

1. Praticar atividade física é muito importante. Porém isso não deve ser feito antes de ir para a cama. Nesse momento é importante evitar agitação, bebidas alcoólicas, cafeína, remédios e alimentos muito pesados.

Leia Também:  Helicóptero controle remoto, modelos, preços

2. Ficar na cama esperando o sono chegar não ajuda em nada. Segundo especialistas o mais indicado é assistir televisão ou ler um livro para ajudar a chegar a vontade de dormir;

3. Mesmo que o sono seja interrompido por barulhos durante a noite, é importante acordar todos os dias no mesmo horário para que o sono a próxima noite seja melhor já que está acumulado;

4. Adote uma alimentação saudável rica em frutas, verduras, legumes e outros alimentos que favorecem para uma boa noite de sono.

A insônia pode causar várias doenças. (Foto: divulgação)

Veja também sucos naturais contra insônia 

A insônia é um problema que acomete muitos brasileiros. O que a maioria das pessoas não sabe é que esse problema pode aumentar o risco do surgimento de doenças. Sendo assim, é importante tratar a insônia para evitar as doenças como hipertensão, diabetes entre outras.

Top