Inscrições SISU MEC: 2 (segundo) Semestre 2010

PUBLICIDADE
inscrições sisu mec 2 (segundo) semestre 2010

As inscrições para o SISU 1º Semestre de 2010 já foram finalizadas, distribuindo as vagas em universidades públicas entre os candidatos aprovados. Segundo informações do MEC (Ministério da Educação), o Sistema de Seleção Unificada também funcionará no próximo semestre com o objetivo de fazer novas chamadas.

Não haverá um novo ENEM para selecionar os candidatos ao SISU 2010, serão usadas as notas do último exame para ocupar as vagas que ainda estão disponíveis. Essa idéia do Ministério da Educação promete aumentar as chances dos estudantes de ingressar numa universidade federal e desfrutar de um ensino de qualidade.

A nova rodada do SISU 2010 ainda não estipulou um prazo para a inscrição, mas os alunos que não conseguiram um lugar nas primeiras listas de chamada devem ficar atentos a essa nova oportunidade. Alguns boatos diziam que um novo Enem seria aplicado em abril, mas essa informação foi desconsiderada devido ao pouco tempo para a elaboração do exame.

PUBLICIDADE

As notas do Enem aplicado em dezembro de 2009 serão usadas para uma nova seleção de candidatos. Grande parte das universidades adeptas ao SISU não promoverão o vestibular de meio de ano e montarão as turmas de alunos de acordo com a nova rodada de selecionados. As vagas do SISU 2º semestre são limitadas e estão distribuídas entre as 17 das 51 instituições cadastradas no sistema.

No primeiro semestre de 2010, foram 47.913 vagas disponibilizadas pelo SISU, mas 29.240 não foram ocupadas pelos alunos e passaram a valer na segunda etapa. A mesma situação foi repetida na etapa seguinte, onde os candidatos classificados tiveram até o dia 12 de março para efetuar a matrícula.

O Sistema de Seleção Unificada está abrindo muitas portas para os estudantes, em especial aqueles que saem da escola pública e desejam cursar uma graduação gratuitamente. São 51 universidades públicas do SISU, mas nem todas confirmaram a adesão do ENEM como processo seletivo no 2º semestre. Até o momento, o MEC acredita que 17 instituições irão seguir esse parâmetro. O CEFET-RJ é um dos nomes que confirmou participação e não pretende promover o vestibular.

As inscrições SISU segundo semestre 2010 ainda não foram anunciadas, mas em breve o site oficial do sistema trará informações sobre esse assunto. Muitos cursos de graduação terão vagas abertas para o próximo semestre, em especial os voltados para a área de Engenharia. Faça faculdade no segundo semestre de 2010.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.