terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 09:40:07
MundodasTribos

O SiSu (Sistema Integrado de Seleção Unificada) pretende distribuir vagas em universidades e institutos federais no segundo semestre de 2013. Serão ao todo 40 mil oportunidades para os cursos gratuitos de graduação.

O Sisu 2013 segundo semestre abrirá as inscrições no dia 10 de junho. (Foto:Divulgação)

O que este artigo aborda:

Inscrições SiSu 2013 segundo semestre

As inscrições do SiSu segundo semestre 2013 começarão no dia 10 de junho e seguem abertas até o dia 14 do mesmo mês. Podem se inscrever no sistema os estudantes que fizeram o Enem 2012 e que tiveram nota maior do que zero na prova de redação. Vale ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas como critério de inscrição.

O cadastro no Sistema de Seleção Unificada acontece pela internet, basta informar o número de inscrição e a senha do Enem 2012. Não há cobrança de taxas e os dados essenciais serão aproveitados do Exame Nacional do Ensino Médio.

No momento da inscrição, cada candidato pode escolher duas opções de cursos com vagas disponíveis. Até o último minuto do prazo para se inscrever, o estudante pode se sentir a vontade para alterar as possibilidades.

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem 2012. (Foto:Divulgação)

O Sistema de Seleção Unificada pede para especificar a ordem de preferência das opções de cursos. O candidato também deve especificar qual a modalidade de concorrência, afinal, o Sisu trabalha de acordo com a Lei de Cotas em federais para estudantes negros, pardos, indígenas e oriundos da rede pública de ensino.

As notas de corte serão divulgadas pelas instituições nos dias As 11, 12, 13 e 14 de junho.

Datas do Sisu 2013 segundo semestre

O resultado da 1ª chamada do SiSu será divulgado no dia 17 de junho. Desta forma, os candidatos classificados terão de 21 a 25 de junho para fazer a matrícula. O sistema publicará a 2ª chamada no dia 1º de julho, com o período de matrícula estendido entre os dias 5 e 9 de julho.

A lista de espera do Sisu 2013 segundo semestre será divulgada a partir do dia 17 de julho.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Sisu. (Foto:Divulgação)

Sobre o Sisu

O Sisu foi criado pelo MEC em 2009 para facilitar o acesso dos brasileiros ao Ensino Superior. A plataforma online distribui vagas entre as instituições federais, de acordo com as notas obtidas no Enem.

Se dois candidatos empatarem na classificação do Sisu, o sistema dará preferência para a maior nota obtida na prova de redação. Se o empate persistir, segue a avaliação das notas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Antes de acessar o site oficial do Sistema de Seleção Unificada para se inscrever, vale a pena conferir as  regras do Sisu atualizadas 2013.

O conteúdo "Inscrições Sisu 2013: datas, informações, saiba mais" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Cursos Profissionalizantes Gratuitos 2011 ES

Cursos Profissionalizantes Gratuitos 2011 ES

Cursos de Licenciatura IFCE 2012

Cursos de Licenciatura IFCE 2012

Bolsa de Estudos para Curso de Inglês

Bolsa de Estudos para Curso de Inglês

SENAI Ponta Grossa Cursos Técnicos Profissionalizantes PR

SENAI Ponta Grossa Cursos Técnicos Profissionalizantes PR

Multinacionais com vagas para estudantes

Multinacionais com vagas para estudantes

Curso gratuito de Auxiliar de contabilidade 2012 – Via rápida

Curso gratuito de Auxiliar de contabilidade 2012 – Via rápida