Inscrições Sisu 2013: datas, informações, saiba mais

O SiSu (Sistema Integrado de Seleção Unificada) pretende distribuir vagas em universidades e institutos federais no segundo semestre de 2013. Serão ao todo 40…

O SiSu (Sistema Integrado de Seleção Unificada) pretende distribuir vagas em universidades e institutos federais no segundo semestre de 2013. Serão ao todo 40 mil oportunidades para os cursos gratuitos de graduação.

O Sisu 2013 segundo semestre abrirá as inscrições no dia 10 de junho. (Foto:Divulgação)

Inscrições SiSu 2013 segundo semestre

As inscrições do SiSu segundo semestre 2013 começarão no dia 10 de junho e seguem abertas até o dia 14 do mesmo mês. Podem se inscrever no sistema os estudantes que fizeram o Enem 2012 e que tiveram nota maior do que zero na prova de redação. Vale ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas como critério de inscrição.

O cadastro no Sistema de Seleção Unificada acontece pela internet, basta informar o número de inscrição e a senha do Enem 2012. Não há cobrança de taxas e os dados essenciais serão aproveitados do Exame Nacional do Ensino Médio.

No momento da inscrição, cada candidato pode escolher duas opções de cursos com vagas disponíveis. Até o último minuto do prazo para se inscrever, o estudante pode se sentir a vontade para alterar as possibilidades.

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram o Enem 2012. (Foto:Divulgação)

O Sistema de Seleção Unificada pede para especificar a ordem de preferência das opções de cursos. O candidato também deve especificar qual a modalidade de concorrência, afinal, o Sisu trabalha de acordo com a Lei de Cotas em federais para estudantes negros, pardos, indígenas e oriundos da rede pública de ensino.

As notas de corte serão divulgadas pelas instituições nos dias As 11, 12, 13 e 14 de junho.

Datas do Sisu 2013 segundo semestre

O resultado da 1ª chamada do SiSu será divulgado no dia 17 de junho. Desta forma, os candidatos classificados terão de 21 a 25 de junho para fazer a matrícula. O sistema publicará a 2ª chamada no dia 1º de julho, com o período de matrícula estendido entre os dias 5 e 9 de julho.

Leia Também:  Crédito Educativo Municipal 2010

A lista de espera do Sisu 2013 segundo semestre será divulgada a partir do dia 17 de julho.

Mais informações estão disponíveis no site oficial do Sisu. (Foto:Divulgação)

Sobre o Sisu

O Sisu foi criado pelo MEC em 2009 para facilitar o acesso dos brasileiros ao Ensino Superior. A plataforma online distribui vagas entre as instituições federais, de acordo com as notas obtidas no Enem.

Se dois candidatos empatarem na classificação do Sisu, o sistema dará preferência para a maior nota obtida na prova de redação. Se o empate persistir, segue a avaliação das notas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Antes de acessar o site oficial do Sistema de Seleção Unificada para se inscrever, vale a pena conferir as  regras do Sisu atualizadas 2013.

Top