Inscrições Sisu 2012

PUBLICIDADE
O Sisu 2012 possui parceria com 42 universidades federais.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma iniciativa do MEC criada para aumentar o acesso dos brasileiros ao Ensino Superior. Desta forma, as instituições públicas destinam parte de suas vagas ao sistema, que executa a seleção dos candidatos através das notas do ENEM. As inscrições para o 1º processo seletivo de 2012 acontecem de 7 a 12 de janeiro.

Ao fazer a inscrição, o candidato terá que informar o número e senha da sua inscrição no ENEM 2011. Dentro do sistema ele também consegue ter acesso as notas de corte e a concorrência pelas vagas disponíveis, que varia de acordo com o curso e instituição. É na hora de se inscrever que o indivíduo precisa definir quais os cursos do seu interesse.

Concluída a etapa de inscrição, o sistema automaticamente classifica o candidato de acordo com a nota do Enem. Caso seja selecionado na sua 1ª opção, ele deixa de concorrer nas próximas chamadas e recebe convocação para fazer a matrícula. Já o candidato selecionado na sua 2ª opção pode realizar a matricula ou continuar disputando vagas da sua 1ª opção na próxima chamada. O Sisu ainda disponibiliza lista de espera após o processo seletivo.

PUBLICIDADE

Como fazer as inscrições para o Sisu 2012?

As inscrições para o Sisu 2012 serão abertas no dia 7 de janeiro, sendo realizadas através do site oficial. É importante se antecipar para disputar as vagas nas melhores universidades brasileiras. Como aconteceu nas edições anteriores, o acesso ao formulário de inscrição pode ficar lento devido ao grande número de pessoas conectadas.

Algumas instituições públicas de ensino superior adotam uma nota mínima para selecionar os candidatos as vagas de cada curso. Todos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2011 podem participar do sistema, sendo que a inscrição no Sisu depende da senha do ENEM. Nenhuma taxa é cobrada para que o candidato possa se inscrever.

Sobre as instituições e vagas

O número de vagas do Sisu 2012 é superior ao da edição de 2010.

O Sisu 2012 conta com 42 universidades federais e a quantidade de vagas disponíveis foi duplicada com relação ao processo seletivo de 2010. Todas as instituições associadas ao Andifes somam 82.847mil vagas em aberto. Lembrando que todos os cursos superiores são gratuitos e presenciais.

Número de vagas nas universidades federais:
– Região Sudeste: 28.429
– Região Nordeste: 27.420
– Região Sul: 13.314
– Região Centro-Oeste: 10.380
– Região Norte: 3.304

PUBLICIDADE

Acesse o Portal do Sisu para fazer a inscrição e obter mais informações.

PUBLICIDADE

Leia também:

4 Comentários

  • eu espero,que finalize com sucesso minha inscrição no sisu

  • o sisu e uma otima oportunidade de entrar em uma faculdade

  • ñ estou conseguindo fazer minha inscrição, o q esta havendo????

  • queria ver o resultado do enem

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.