Inscrições SISU 2012 – Lista de espera

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa de educação criado pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo gerenciamento…

O Sisu 2012/1º ainda tem vagas na lista de espera

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa de educação criado pelo governo federal, através do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo gerenciamento das ações, que tem o objetivo de oferecer vagas em diversos cursos de graduação, de instituições públicas de ensino superior de todo o país, para aquelas pessoas que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.

O processo seletivo do Sisu ocorre a cada semestre, e para o primeiro semestre de 2012, estão sendo ofertadas 108.552 vagas, distribuídas entre 3.327 cursos, de 42 universidades federais, 39 institutos federais de educação profissional, 13 instituições estaduais e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, espalhadas por todo o Brasil.

A primeira etapa de inscrições ocorreu no início de janeiro, entre os dias 7 e 12, quando 1.757.399 candidatos se inscreveram em busca de uma vaga. Os aprovados na 1ª chamada, tiveram os dias 19 e 20 de janeiro para se matricularem na instituição para a qual foram selecionados, enquanto os convocados na 2ª chamada terão os dias 30 e 31 de janeiro para confirmarem o ingresso no ensino superior.

Após o término da 2ª etapa de matrículas, será gerada uma lista de espera, para o preenchimento das vagas que sobrarem, caso elas não sejam totalmente ocupadas.

Lista de espera

As inscrições para a lista de espera estão abertas, e serão recebidas até o dia 1º de fevereiro, através do site sisualuno.mec.gov.br. Para se candidatar, é necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem 2011.

No dia 4 de fevereiro, o MEC vai disponibilizar a lista de espera para as instituições cuja oferta de vagas ainda estiver disponível. Elas poderão convocar os candidatos para a matrícula até o dia 2 de março.

Continuar Lendo  Matrícula Digital MS 2016 fundamental e profissional SED-MS

Quem pode se inscrever

Se você está interessado em manifestar o interesse de participar da lista de espera do Sisu do 1º semestre de 2012, tentando conseguir uma vaga no ensino superior, fique ligado nos critérios definidos pelo MEC.

Podem participar da lista de espera os candidatos que não foram convocados nas chamadas regulares, para nenhuma das opções que haviam escolhido, além daqueles que foram selecionados na segunda opção, independente de terem confirmado a matrícula.

Vale lembrar que a inscrição só pode ser feita na primeira opção do candidato.

Próxima edição

Para aqueles candidatos que infelizmente não conseguiram uma vaga naquela universidade desejada, fica a dica de participar do processo seletivo do Sisu do 2º semestre de 2012, que em breve terá o cronograma divulgado.

Ainda dá tempo de se tornar um calouro no 1º semestre de 2012

 

No início do processo, eram mais de 108 mil vagas disponíveis

Top