Inscrições SISU 2012 – Datas

Em 2012, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pretende dar início as inscrições no próximo dia 26 de dezembro, próxima segunda-feira. A nota do…

Por Élida Santos em 23/12/2011

O Sisu é uma das formas de conquistar uma vaga na Universidade (Foto: Divulgação)

Em 2012, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pretende dar início as inscrições no próximo dia 26 de dezembro, próxima segunda-feira. A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será utilizada para a inscrição no Sisu e no Prouni (Programa Universidade para Todos), foi divulgada pelo Ministério da Educação por meio do site do Inep. Para acessar a nota do Enem é necessário informar no site o número do CPF e a senha que foi cadastrada no momento da efetivação da inscrição. Caso o estudante não lembre a senha é possível resgatá-la por meio do site.

Os participantes do Enem 2011 podem se inscrever do Sisu (Foto: Divulgação)

No primeiro semestre de 2011, 83,1 mil vagas foram abertas pelo Sisu por 83 instituições de ensino superior. Os estudantes que concorreram a essas vagas realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio em 2010 e obtiveram média acima da média nacional. As oportunidades de ingresso no ensino superior por meio do Sisu foram ofertadas por 39 universidades federais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, cinco universidades estaduais e pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também é de responsabilidade do Governo Federal.

Para se inscrever no Sisu basta acessar o site (Foto: Divulgação)

Saiba como participar do Sisu

Para se cadastrar no programa é necessário acessar o site http://sisu.mec.gov.br dentro do período determinado pelo Ministério da Educação para a efetivação da inscrição do programa. Ao realizar o preenchimento das informações, o estudante deve escolher, de acordo com a sua preferência, no máximo duas opções entre as oportunidades ofertadas pelas instituições participantes do Sistema de Seleção Unificada. O inscrito também deve optar pelas vagas de ampla concorrência ou pelas vagas destinadas a políticas de cotas raciais e aos deficientes.

No decorrer do período de inscrições, o inscrito pode mudar as opções de inscrição, sendo valida sempre a última alternativa escolhida pelo candidato. Quando o período de candidatura terminar o sistema do Sisu irá selecionar os inscritos com as melhores notas em cada curso. A pontuação que será avaliada será a do Enem de prestado em outubro de 2011. Aguarde a abertura do processo seletivo do Sisu e candidate-se nas vagas nas universidades vinculadas ao programa.

Top