Inscrições Plataforma Freire MEC

Inscrições Plataforma Freire MEC é a oportunidade oferecida para professores da educação básica da rede pública de ensino, pelo Ministério da Educação, para a realização…

Inscrições Plataforma Freire MEC é a oportunidade oferecida para professores da educação básica da rede pública de ensino, pelo Ministério da Educação, para a realização de cursos em instituições do ensino superior no Brasil. É plataforma oferece fácil acesso para que os docentes escolham as licenciaturas que desejam cursar. A ferramenta ainda oferece uma série de outros benefícios. Conheça mais sobre a Plataforma Freire Mec e como se inscrever nos cursos oferecidos pelo Mec.

Inscrições Plataforma Freire MEC. (Imagem: Divulgação)

Inscrições Plataforma Freire MEC – Como funciona?

A ferramenta, exclusiva para professores da rede pública do Brasil, pode ser acessada pelo site freire.capes.gov.br/index/principal. O sistema eletrônico foi criado em 2009, pelo Ministério da Educação. O principal objetivo é realizar a gestão e acompanhar o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica. Desde 2012, o sistema é de responsabilidade do Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

As Inscrições Plataforma Freire Mec estão disponíveis para uma relação de cursos superiores oferecidos por instituições de educação superior.

Para os professores interessados em participar dos cursos, basta apenas fazer uma pré-inscrição, que será validada pelas próprias secretarias municipais e estaduais de educação. O processo é simples, já que depois de validado, as universidades recebem a relação de professores que realizam a pré-inscrição e os registram como alunos matriculados.

Acesso a plataforma Freire MEC

É preciso ficar atento as datas das inscrições na plataforma Freire MEC. (Imagem: Divulgação)

Na Plataforma Freire, os professores podem escolher as licenciaturas que pretendem cursar, e, sem seguida, fazer inscrição, o cadastro e atualizar os currículos.

Para acessar a plataforma, no entanto, é preciso se cadastrar no site. O procedimento é simples! Ao entrar na plataforma, basta preencher os dados e informar dados de documentos como o CPF, o nome completo, e criar uma senha, além de registrar um e-mail.

O próximo passo é retornar à tela principal e clicar em “já sou cadastrado”. Informe, novamente, CPF e senha e clique em “autenticar”. Agora, será preciso cadastrar o currículo do professor. Procure este ícone no sistema e insera uma foto. Descreva um resumo do seu currículo, com destaque para formação e experiências

Antes de finalizar o processo de Inscrições Plataforma Freire Mec, salve as informações e siga para o próximo passo, que irá pedir dados da sua formação acadêmica e complementar. Em seguida, informe sobre a atuação profissional e descreva os projetos desenvolvidos na escola.

Escolha de cursos e pré-inscrição

Veja a relação de cursos oferecidos na Plataforma Freire MEC. (Imagem: Divulgação)

Depois de fazer o cadastro na Plataforma Freire, o próximo passo é consultar o ícone previsão de oferta de cursos. O professor irá encontrar uma série de tabelas com a oferta de cursos.

Depois de conferir a lista de cursos disponíveis, é possível fazer a pré-inscrição no curso. Para isso, selecione o estado e a área do conhecimento.

Estão disponíveis na plataforma uma relação, com centenas de cursos presenciais e modo EAD (a distância). O professor pode optar por até três pré-inscrições de cursos.

A partir de então, o professor pode acompanhar a pré-inscrição, com a utilização de senha e CPF cadastrados na plataforma.

Cursos plataforma Freire MEC

São várias opções de cursos todos os anos. (Imagem: Divulgação)

As inscrições Plataforma Freire 2018 podem ser feitas por professores da rede pública. Há vagas para os seguintes cursos de especialização:

– Primeira licenciatura (para professores que ainda não possuem uma formação superior);

– Especialização em Matemática (para professores que já dão aulas dessa disciplina nas últimas séries o Ensino Fundamental);

– Especialização em Educação Infantil (para docentes que desejam se especializar nessa etapa da escolaridade básica);

– Especialização em Língua Portuguesa (para docentes que já lecionam português para o Ensino Fundamental)

– Especialização em Alfabetização (para professores com licenciatura, que já atuam nos anos iniciais da educação).

Acesse a plataforma e não deixe de fazer as Inscrições Plataforma Freire Mec.

Top