Inscrições para Vagas Temporárias no Inpe 2010

PUBLICIDADE
vagas temporárias de emprego no Inpe 2010

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foi criado em 1961. O instituto tem instalações em dez cidades: São Paulo, Brasília, Atibaia, Cachoeira Paulista, Cuiabá, Eusébio, Natal, Santa Maria, São Martinho da Serra e São Luís e sua sede está na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo.

A Missão do INPE é promover e executar estudos, pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de recursos humanos, nos campos da Ciência Espacial e da Atmosfera, das Aplicações Espaciais, da Meteorologia e da Engenharia e Tecnologia Espacial, bem como em domínios correlatos, conforme as políticas e diretrizes definidas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

As atividades atualmente desenvolvidas pelo INPE buscam demonstrar que a utilização da ciência e da tecnologia espacial, pode influir na qualidade de vida da população brasileira e no desenvolvimento do País.

PUBLICIDADE

O INPE nasceu da vontade de alguns brasileiros de fazer com que o País participasse da conquista do espaço iniciado nos anos 50. O Brasil começou a trilhar este caminho ao mesmo tempo em que as nações desenvolvidas lançavam os primeiros satélites artificiais da Terra.

Em 3 de agosto de 1961, o Presidente da República, Jânio Quadros, assinou um decreto criando o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (GOCNAE), subordinado ao Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), que foi o embrião do atual INPE.

A CNAE, como passou a ser conhecida a Instituição que mais tarde deu origem ao INPE, iniciou suas atividades com atribuições que incluíam coordenação, estímulo e apoio aos trabalhos e estudos relacionados ao espaço, a formação de um núcleo de pesquisadores capacitados para desenvolverem projetos de pesquisas espaciais e o estabelecimento da cooperação com nações mais adiantadas.

A princípio, o programa de pesquisa executado nos laboratórios da CNAE, instalada em São José dos Campos, São Paulo, onde hoje se encontra a sede do INPE, estava intimamente ligado com estudos no campo das ciências espaciais e atmosféricas. Esses estudos incluíam sondagens na alta atmosfera realizadas por meio de ionossondas instaladas no solo e, principalmente, por meio de cargas úteis científicas levadas a bordo de foguetes lançados a partir da base da Barreira do Inferno, em Natal, Rio Grande do Norte.

Inscrições para Vagas Temporárias no Inpe 2010. Foi aberto processo seletivo simplificado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) onde são oferecidas vagas temporárias de emprego para profissionais de nível médio e superior para atividades técnicas e de pesquisa.

Salários: R$ 2.250,00 a R$ 8.300,00 para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

PUBLICIDADE

O processo seletivo possui dois editais, sendo o primeiro para contratação de 15 profissionais que atuarão no Centro de Rastreio e Controle de Satélites do Inpe. As vagas são para São José dos Campos, Cuiabá e Alcântara.

Para participar é preciso fazer inscrição até o dia 29 de janeiro nas unidades de Cuiabá (MT), São Luís (MA) e São José dos Campos (SP).

O segundo edital possui 26 vagas de nível superior na área de Pesquisa em Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. As oportunidades de trabalho são para São José dos Campos e Cachoeira Paulista (SP). As inscrições para essas vagas deverão ser efetuadas nesses locais.

Os interessados poderão saber mais detalhes acessando o site http://www.inpe.br/processo_seletivo/index_processo.php.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.