Inscrições para o Encceja 2016

PUBLICIDADE

Muitas pessoas estão em busca de informações sobre as inscrições para o Encceja 2016, exame que permite, a quem não complementou os estudos de forma regular, obter o certificado de conclusão do ensino fundamental (1º grau). Realizado pelo INEP, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) consiste em um exame de aferição de habilidades, competências e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos das diferentes relações e convivências do dia a dia.

Inscrições para o Encceja 2016 (Foto: Pixabay)
Inscrições para o Encceja 2016 (Foto: Pixabay)

Inscrições para o Encceja 2016

Por meio do exame, que funciona como uma espécie de supletivo de ensino fundamental, você estuda em casa e faz uma prova. Obtendo os resultados mínimos exigidos no teste, o candidato tem direito a solicitar o diploma do ensino fundamental. O Encceja atende também aos brasileiros que residem no exterior, sendo que exclusivamente neste caso, ainda é possível obter o diploma do ensino médio.

Inscrições para supletivo 2015

PUBLICIDADE

Cursos online gratuitos 2014

Faça supletivo e aprenda muito mais do que deseja  (Foto: Pixabay)
Faça supletivo e aprenda muito mais do que deseja (Foto: Pixabay)

Supletivo do Ensino Fundamental

Realizado anualmente, o exame é de participação voluntária e gratuita, sendo destinado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior. As pessoas privadas de liberdade, que não puderam concluir os estudos na idade apropriada, também podem participar. O cronograma do Encceja 2016 ainda não foi divulgado. Mas os interessados em fazer o exame devem ficar atentos aos requisitos, que incluem idade mínima de 15 anos, completos na data de realização das provas, para obter a certificação de nível fundamental.

Nunca é tarde para começar a estudar  (Foto: Pixabay)
Nunca é tarde para começar a estudar (Foto: Pixabay)

Certificação de nível médio

No caso dos brasileiros residentes no exterior, interessados em obter a certificação de nível médio, a idade mínima exigida é de 18 anos. Vale ressaltar que no Brasil, o Encceja é somente para obter o diploma do 1º grau, já que o diploma do 2º grau pode ser obtido através da participação no ENEM.

As provas do Encceja abrangem conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação. A organização do exame disponibiliza gratuitamente o material de estudo para as provas do Encceja, que pode ser baixado no site do INEP.

Estude, mesmo depois de adulto  (Foto: Pixabay)
Estude, mesmo depois de adulto (Foto: Pixabay)

Outras informações

Para saber maiores detalhes a respeito das inscrições para o Encceja 2015, é necessário ficar atento ao site do Encceja, onde, em breve, estarão disponíveis as informações sobre a próxima edição do exame.

Outros detalhes também podem ser obtidos por meio do telefone 0800-616161.

PUBLICIDADE

Leia também:

31 Comentários

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.