Inscrições para Exame da OAB 2011

PUBLICIDADE

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou o edital de abertura do Exame de Ordem Unificado 2011.

Na primeira etapa, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, nos endereços eletrônicos http://oab.fgv.br, www.oab.org.br ou nos sites das Seccionais da OAB até o próximo dia 26 de junho, portanto não perca tempo, pois o prazo está se esgotando.

De acordo com o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB do Piauí, o exame vem crescendo gradativamente em número de inscritos e garantindo seu destaque nas classificações nacionais. O presidente da OAB declara que o Exame de Ordem unificado ajuda a desmistificar a idéia de que o ensino no Nordeste é ruim.

PUBLICIDADE

A aprovação no Exame de Ordem da OAB é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, nos termos do art. 8º, IV, da Lei 8.906/1994, e compreende a aplicação de prova objetiva e de prova prático-profissional, ambas de caráter eliminatório. A avaliação é organizada e executada pela Fundação Getúlio Vargas.

Mas não é apenas para o Piauí que as inscrições estão abertas, estas são para todo território nacional englobando como: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville e Lages entre outras, e os procedimentos e prazo inscrição são os mesmos para todas as cidades.

As provas são objetivas e prático-profissional serão realizadas nas cidades de para as quais haja, no mínimo, 40 examinandos inscritos e aprovados na prova objetiva.

A prova objetiva terá a duração de cinco horas e será aplicada no dia 17 de julho, às 14 horas. A prova prático-profissional também terá a duração de cinco horas e será aplicada no dia 21 de agosto, às 14 horas.

Os locais de realização da prova objetiva serão divulgados na Internet, nos endereços eletrônicos http://www.oab-sc.org.br/, http://www.oab.org.br/ e http://oab.fgv.br/ na data provável de 11 de julho de 2011.

Vale apena lembrar que o Conselho Federal da OAB publicou o Provimento número 144, que traz uma série de alterações com relação ao Exame de Ordem, já válidas para esta próxima edição do certame. Entre as principais alterações está a redução de 100 para 80 no número máximo de questões de múltipla escolha para a prova objetiva, primeira fase, sendo exigido o mínimo de 50% de acertos para habilitação à prova prático-profissional, segunda fase.

PUBLICIDADE

O novo provimento, que reformulou o de número 136/2009, reafirma o Exame de Ordem nacionalmente unificado e ainda institui uma Coordenação Nacional de Exame de Ordem, constituída por representantes do Conselho Federal e dos Conselhos Seccionais da OAB.

Na internet existem sites onde as pessoas se disponibilizam em ajudar na organização de estudos para as provas da OAB, traçando um plano de estudo interessande e esclarecedor, um exemplo é o link: http://forum.jus.uol.com.br/204064/1-fase-oab-2011-material-de-estudos-eu-estudei-pela-internet/, onde Alburquerque dá algumas dicas de estudos para a primeira fase, indica um link no youtube no qual você pode assistir aulas administradas pelo programa saber direito. Vale apena acessar, pois toda ajuda é bem vinda nessa hora de estudo.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.