Inscrições para bolsas de estudo no Japão

Os estudantes brasileiros estão demonstrando cada vez mais interesse pela educação no exterior, principalmente com o incentivo do Programa Ciências Sem Fronteiras. Alguns países…

Os estudantes brasileiros estão demonstrando cada vez mais interesse pela educação no exterior, principalmente com o incentivo do Programa Ciências Sem Fronteiras. Alguns países se destacam como os principais destinos, como Portugal, Estados Unidos e Inglaterra.

Os estudantes brasileiros podem disputar bolsas de estudo no Japão. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Bolsas de Estudo no Japão para Brasileiros

Alguns jovens não querem fazer cursos em países ocidentais, por isso resolvem buscar uma oportunidade de formação nas universidades japonesas. A adaptação no país dos samurais não costuma ser fácil, mas o ganho cultural e acadêmico promete ser gratificante.

O Governo do Japão oferece bolsas para estudantes de todas as partes do mundo. Nos últimos 20 anos, 163 estudantes dos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá se tornaram bolsistas.

Oportunidades de bolsas no Japão

O Consulado do Japão em Belém (PA) está com inscrições abertas para bolsas de estudo no Japão. Os interessados na modalidade ‘pesquisador’ devem se inscrever até o dia 29 de maio. Para graduação, curso técnico ou profissionalizante, o prazo se estende até o dia 28 de junho.

Para concorrer a uma bolsa de estudos em uma instituição japonesa, o estudante deve se enquadrar nos pré-requisitos, como ser brasileiro e ter fluência no inglês ou japonês. A seleção dos candidatos será realizada através de análise de documentos, prova escrita e entrevista.

Para ser aceito, é necessário ter fluência em inglês ou japonês. (Foto:Divulgação)

A modalidade de pesquisador exige que os estudantes tenham idade inferior a 35 anos. Já nas demais opções de bolsas, como graduação e curso técnico, é necessário ter até 22 anos incompletos e ter concluído o Ensino Médio.

A bolsa de estudo no Japão inclui ajuda de custo, passagens aéreas de ida e volta, pagamento de despesas escolares e hospitalares.

As bolsas de estudo e os cursos

Confira a seguir detalhes sobre as modalidades de cursos do programa de bolsas:

Cursos profissionalizantes: os cursos oferecidos são voltados para as áreas de Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Elétrica, Fotografia, Eletrônica, Telecomunicação, Nutrição, Educação Infantil, Secretariado, Administração Hoteleira, Turismo, Moda e Design. A formação profissionalizante tem duração de três anos.

Cursos técnicos: as escolas técnicas japonesas estão oferecendo bolsas para cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Mecânica, da Informação, da Comunicação e Network, Elétrica e Eletrônica, Marítima, entre muitos outros. Cada curso tem duração de quatro anos.

As bolsas valem para cursos de pós, graduação, ensino técnico e profissionalizante. (Foto:Divulgação)

Cursos de graduação: os cursos são oferecidos nas áreas de ciências humanas e sociais, exatas e biológicas. Cada um tem duração de cinco anos.

Cursos de pós-graduação: todas as áreas de pesquisa das universidades japonesas.

Para obter mais informações sobre a oferta de bolsas de estudo no Japão 2013, vale a pena entrar em contato pelo telefone (91) 3249-3344.

Veja também: Bolsa de estudo no exterior 2012


Top