Redacao 02/05/2016 Educação

As inscrições: bolsas ProUni 2016 terão inicio no dia 19 de janeiro na terça-feira. Os alunos que participaram do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão se inscrever e concorrer às bolsas de estudos em cursos de nível superior em universidades particulares em todo país.

Inscrições: Bolsas ProUni 2016 (Foto: MdeMulher)

Inscrições: Bolsas ProUni 2016 (Foto: MdeMulher)

Inscrições: Bolsas ProUni 2016

O Prouni foi criado no ano de 2014 pelo Governo Federal e regulamentado pela Medida Provisória (MP) oferece bolsas de estudos integrais de 100% e parciais de 50% para estudantes que desejam fazer um curso de nível superior, mas não tem condições de arcar com os custos de um ensino superior. As inscrições: bolsa Prouni 2016 estão próximas de acontecerem, todos os alunos que participaram do Enem 2015 e obtiveram média de no mínimo 450 pontos e não zeraram na redação poderão se inscrever.

Leia aqui também: Estágio para Bolsistas do Prouni

Milhares de jovens se inscrevem no Prouni todos os anos (Foto: MdeMulher)

Milhares de jovens se inscrevem no Prouni todos os anos (Foto: MdeMulher)

Data das inscrições

As inscrições do Prouni 2016 deverão iniciar no dia 19/01 e prosseguem abertas até o dia 22/01, às 23h59min. De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), a primeira chamada será realizada no dia 25 de janeiro em uma segunda-feira , os alunos selecionados deverão efetuar suas matrículas entre os dias 25 e 1º de fevereiro.

As inscrições do Prouni devem ser feitas pela internet (Foto: MdeMulher)

As inscrições do Prouni devem ser feitas pela internet (Foto: MdeMulher)

Segunda chamada do Prouni 2016

A data da segunda chamada do Prouni 2016 deverá ocorrer no dia 12 de fevereiro na segunda-feira e as matrículas deverão ser feitas até o dia 18 de fevereiro. A lista de espera estará disponível entre os dias 26 e 29 de fevereiro de 2016.

Leia mais informações aqui: Entenda a Lei de Cotas no Prouni, Sisu e FIES

Jovens que fizeram o Enem 2015 podem se inscrever no Prouni (Foto: MdeMulher)

Jovens que fizeram o Enem 2015 podem se inscrever no Prouni (Foto: MdeMulher)

Requisitos do Prouni

Para participar do Prouni os candidatos deverão atender aos requisitos exigidos do programa, além de ter passado no Enem, como:

– Ter feito todo o ensino médio em escolas da rede pública;

– Ter feito todo o ensino médio em escolas da rede privada, desde que na condição de bolsista integral;

– Ter feito o ensino médio parte em escola pública, parte em escola privada, mas como bolsista integral da escola privada;

– Ser portador de deficiência;

– Ser professor em pleno exercício do magistério em escola da rede pública, com objetivo de concorrer a vagas em cursos de licenciatura.

Além dessas exigências ainda tem também o requisito de renda do Prouni, uma vez que as bolsas integrais são destinadas apenas aos candidatos que comprovam renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais o rendimento máximo deverá ser de três salários mínimos. Os únicos que não precisam comprovar a sua renda são os professores de magistério da Rede Pública de Ensino.

Outros artigos

Plano Infinity Tim Pré

10/12/2009

Plano Infinity Tim Pré

O Plano Infinity Tim Pré está despertando o interesse das pessoas pelas vantagens implicadas as ligações. Apesar da Tim não ser a operadora mais consagrada do pa...

Fritada de espargos passo a passo

02/02/2016

Fritada de espargos passo a passo

Saiba como fazer uma fritada de espargos passo a passo. A receita conta com ingredientes leves e muito nutritivos, uma ótima opção de refeição para quem deseja desfr...

5 dicas para proteger seus cabelos do frizz

08/08/2016

5 dicas para proteger seus cabelos do frizz

Como proteger os cabelos do frizz? Muitas mulheres vivem em busca dessa resposta, pois os fios indisciplinados acabam causando problemas no visual, atrapalhando aque...