Insatisfação com próprio peso afeta mulheres com mais de 50 anos

As mulheres nunca estão satisfeitas com o próprio peso, por isso elas recorrem às dietas milagrosas para poder emagrecer. Elas sonham com o corpo…

Segundo pesquisa, e 70% das mulheres com mais de 50 anos está tentando emagrecer.

As mulheres nunca estão satisfeitas com o próprio peso, por isso elas recorrem às dietas milagrosas para poder emagrecer. Elas sonham com o corpo perfeito, com curvas bem delineadas e sem as indesejáveis gorduras localizadas. Em alguns casos, a busca pelo emagrecimento é tão intensa que as mulheres chegam a consumir medicamentos e até mesmo adotar uma alimentação muito restrita, ou seja, que abdica de nutrientes fundamentais.

A preocupação em conquistar a boa forma não diminui com o passar do tempo, ou seja, as mulheres com mais de 50 anos continuam preocupadas com o excesso de peso e até encaram dietas severas para emagrecer. O descontentamento com o próprio corpo pode causar depressão e até mesmo transtornos alimentares, como anorexia e bulimia.

Mulheres maduras estão descontentes com o peso

As mulheres chegam a sofrer com distúrbios alimentares.

Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, Estados Unidos, revelou que sete em cada dez mulheres com idade acima de 50 anos estão insatisfeitas com o próprio peso. Através da pesquisa, foi possível comprovar que a insatisfação com o corpo e os distúrbios alimentares não afetam apenas as adolescentes.

A pesquisa norte-americana, que foi publicada no periódico Journal of Eating Disorders, avaliou 1.849 mulheres com mais de 50 anos de idade.  De acordo com as análises, baseadas no IMC (Índice de Massa Corporal), 42% tinham peso normal, 27% eram obesas, 29% sofriam com sobrepeso e 2% estavam abaixo do peso.

Saiba mais: Balança – Entenda o motivo de as mulheres odiarem o aumento de peso

Transtornos alimentares também afetam mulheres com mais de 50 anos

Os estudiosos também avaliaram o comportamento das participantes da pesquisa. Quando interrogadas sobre transtornos alimentares, 8% das mulheres afirmaram que já tinham provocado vômito ou tomado laxante nos últimos cinco anos. Outras 3,5% admitiram que sofreram com compulsão alimentar recentemente.

Dietas constantes em busca da boa forma.

A equipe de pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte também questionou as participantes a respeito do peso e das tentativas de emagrecimento. Com base nas respostas, conclui-se que 70% das mulheres com mais de 50 anos está tentando emagrecer, 69% refletem sobre o peso diariamente, 66% estão descontentes com o corpo, 40% se pesam em média duas vezes por semana e 36% fazem dietas constantemente.

Leia Também:  Obesidade na infância antecipa problemas na fase adulta

Os dados da pesquisa aumentam a preocupação com as mulheres maduras, pois grande parte delas sofre de insatisfação com o próprio peso. O estudo norte-americano serve de alerta para os profissionais de saúde, além de desmistificar o fato de que os transtornos alimentares só acontecem em mulheres jovens.

Veja também: Distúrbios alimentares – como tratar

Top