Inove a decoração e aproveite o espaço da cozinha

A cozinha é um dos principais espaços de convívio da casa e por isso necessita de otimização. Vários truques podem ser usados para causar…

Por Isabella Moretti em 27/12/2011

Sensação de amplitude na cozinha

A cozinha é um dos principais espaços de convívio da casa e por isso necessita de otimização. Vários truques podem ser usados para causar a impressão de que o ambiente é maior, como é o caso da disposição dos móveis e o uso das cores. A ideia de ambientes integrados também tem se revelado um aspecto favorável para aproveitar o espaço da cozinha.

A área da cozinha serve para preparar e servir as refeições, por isso não dá para ser comprometida com o aperto. Com a proposta de integração, o cômodo também se tornou um ponto de encontro na casa, onde os familiares se reúnem para um bom-papo. Apesar das cozinhas apresentarem medidas mais estreitas e pequenas, elas continuam desempenhando papel fundamental dentro de casa.

Dicas para aproveitar o espaço da cozinha

1. Use branco: a cor neutra é favorável para criar a sensação de amplitude, por isso acaba se tornando tão valorizada nas cozinhas pequenas. O tom suave e clean contribui com a iluminação, ativando a luz que entra pela janela ou incide através da lâmpada no teto.

Móveis bem distribuídos na cozinha pequena

2. Distribuição dos móveis: distribua as peças no ambiente sem que isso interfira na circulação das pessoas no cômodo. As peças que compõem uma cozinha americana são satisfatórias neste sentido, porque sabem aproveitar bem o espaço da divisão sem perder o equilíbrio.

A integração com outro cômodo passa a ser um artifício para deixar o cômodo mais arejado e aconchegante. Para aproveitar os espaços pequenos que sobram na cozinha, use os armários de canto. A mobília precisa ser capaz de aproveitar o espaço e ainda por cima contribuir com a organização.

3. Colorido apenas nos complementos: as cores neutras devem predominar na cozinha, abolindo assim as estampas rebuscadas ou cores vibrantes que sobrecarregam e sufocam o cômodo. O colorido pode estar presente de maneira bem sutil através das pastilhas de vidro ou utensílios.

4. Aproveite as paredes: quando a cozinha é muito pequena é necessário encontrar maneiras de aproveitar o espaço vertical. Experimente as paneleiras embutidas ou mesmo as prateleiras para favorecer o espaço e armazenar coisas.

5. Eletrodomésticos: escolha peças compactas e que não interfiram na disposição dos móveis. Caso predomine na decoração uma mobília sob medida, os eletrodomésticos devem ser embutidos para aproveitar o espaço o máximo possível. Para facilitar a circulação de pessoas na cozinha, posicione o fogão perto da bancada.

O branco otimiza o espaço da cozinha.

Cozinha pequena decorada com charme e funcionalidade

Use os truques para aproveitar o espaço da cozinha e deixá-la mais bonita do que nunca.

Top