Início da primavera promete dias mais úmidos para todo o Brasil

Para os amantes da primavera a festa já começou: a estação teve início às 6h04 de hoje, sexta feira e com ela virão também…

Para os amantes da primavera a festa já começou: a estação teve início às 6h04 de hoje, sexta feira e com ela virão também os dias mais quentes e úmidos que provavelmente muitos esperavam.

A previsão de dias mais quentes e úmidos vem do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe). Normal já que a primavera é a transição entre os extremos de inverno e verão. As pancadas de chuva devem ganhar mais intensidade a medida que o verão se aproxima, especialmente no fim da tarde ou a noite devido ao acúmulo do calor e umidade.

De acordo com informações da Folha Online, no início da primavera o tempo ainda deve ser seco na região sul, que provavelmente registrará poucas mudanças no total das chuvas. Em compensação a ocorrência de raios e grandes quantidades de chuva em pouco espaço de tempo deve ser alterado. Para setembro, outubro e novembro, a maior parte do território da região Nordeste deve registrar seca, com exceção do extremo sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Para o centro-sul da região norte, as chuvas começam em outubro e novembro, mas os indícios devem ser gradativos.

O esperado é que durante a estação as temperaturas apresentem aumento gradativo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porém no centro do Brasil as pessoas podem sofrer um pouco já que as máximas podem ser elevadas. No centro-sul, nada impede massas de ar frio e quedas bruscas de temperatura. Estabilidade mesmo, o Cptec/Inpe prevê apenas para Norte e Nordeste, que provavelmente não devem apresentar variações acentuadas.

Top