Iniciação científica: como fazer, dicas

A área acadêmica atrai muitos profissionais, interessados em trabalhar com pesquisa e educação. Para quem deseja conhecer a área ou até mesmo iniciar uma…

A área acadêmica atrai muitos profissionais, interessados em trabalhar com pesquisa e educação. Para quem deseja conhecer a área ou até mesmo iniciar uma carreira em educação ainda na universidade, a iniciação científica é uma ótima alternativa, uma vez que ela possibilita ao aluno se familiarizar com a pesquisa acadêmica e até mesmo com as rotinas profissionais do curso que realiza.

A iniciação científica permite um contato maior com o mundo acadêmico (Foto: divulgação)

Como fazer

Se você tem interesse em realizar um projeto de pesquisa deve primeiro ir até a pró-reitoria ou departamento de pesquisa de sua faculdade e perguntar se são oferecidos programas de iniciação científica e se há possibilidade de conseguir uma bolsa auxílio.

Contato com métodos de trabalho científicos (Foto: divulgação)

Com duração média de um ano, as bolsas podem ser fornecidas por instituições de ensino públicas ou privadas com recursos próprios ou de agências de fomento como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), o Programa Especial de Treinamento (PET), gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pode ser uma ajuda de custo ou um desconto na mensalidade.

A área acadêmica pode se tornar uma opção após o fim da graduação (Foto: divulgação)

Para ter direito à bolsa, os estudantes precisam cumprir uma carga horária semanal de atividades em laboratórios ou centros de pesquisa da faculdade, com a orientação de um docente. Entre as vantagens de realizar a iniciação científica estão a possibilidade de ter contato com metodologias e práticas de trabalho, vivenciar experiências acadêmicas fora da sala de aula, ampliar a formação universitária e até criar novas tecnologias e ou conhecimentos científicos. Quem começa a pesquisa ainda durante a graduação muitas vezes toma gosto pela área e resolve seguir a carreira acadêmica após terminar o curso.

Leia Também:  Vagas de Estágio na NUBE

Leia também: Dicas de temas de atualidade, Enem 2012

Como fazer boa redação para vestibular

 

 

Top