Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Infusões caseiras para aromatizar ambientes

Infusões caseiras para aromatizar ambientes

Soluções caseiras e econômicas para deixar a casa cheirosa. (foto:divulgação)

Nada melhor do que chegar a casa e poder descansar depois de um dia estressante de trabalho. Melhor ainda quando essa casa está cheirosa e agradável. Hoje em dia está cada vez mais comum aromatizar os ambientes, pensando nisso o mercado oferece diversos produtos como difusores a vela ou elétricos, varetas, pot-pourri, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira, saches e águas perfumadas. Mas tudo isso é possível fazer em casa, confira como fazer e em quais aromas são indicados para cada ambiente.

Aromatizando o quarto

Esse ambiente precisa ser um lugar de paz e tranquilidade, por isso o aroma que mais se identifica com o quarto é a lavanda. Ele possui um efeito analgésico, relaxante, antidepressivo e sedativo. Para fazer uma infusão é só colocar a água e a lavanda numa panelinha e levar ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e ferva por mais 2 a 3 minutos. Pronto. Deixe no seu quarto e verá como ficará perfumado esse local.

Quarto prontinho para o descanso. (Foto:Divulgação)

Banheiro impecável

Para o banheiro ser perfeito, precisa ter aquele cheirinho de limpeza e para conseguir essa façanha vale usar aromas cítricos e de ervas, como tangerina e alecrim. Algumas outras essências podem ser usadas de acordo com aquilo que pretende estimular.

Hortelã: estimulante e revigorante

Eucalipto: estimulante e refrescante

Pinho: estimulante

Pitanga: calmante infantil

Maracujá: calmante

Para fazer, é só colocar em uma panela com água, um limão cortado em rodelas, alguns ramos de alecrim e duas colheres de chá de essência de baunilha. É possível colocar a mistura dentro de um frasco de vidro bonito e com alguns palitos de churrasco espalhar o aroma, além de ser um belo objeto decorativo.

Sala acolhedora

As essências para esse ambiente precisam ser relaxantes e ter um efeito bem acolhedor, uma receita bem fácil é adicionar numa panelinha com água, um punhado de cravos-da-índia, um ou dois paus de canela e algumas estrelas de anis. Deixe ferver pelo tempo que quiser ou até que o ambiente esteja perfumado ao seu gosto.

Outras essências indicadas são:

Tangerina: relaxante

Gerânio: calmante, sedativo e antidepressivo

Lemongrass: calmante

Lima: energizante e revitalizante

Grapefruit: restaurador

Aprenda mais sobre esse tema lendo: Aromatizador de ambientes – como usar, dicas.

Sala bem gostosa e acolhedora. (Foto:Divulgação)

Cozinha limpinha

 Os cítricos são ótimos auxiliares na eliminação do cheiro de gordura e de outros alimentos, por isso use e abuse dessas águas perfumadas. Uma dica importante é evitar aromas muito fortes ou adocicados, pois podem interferir no paladar de quem estiver se alimentando na cozinha.

As essências mais recomendadas são:

Manjericão: sedativo

Lemongrass: calmante e sedativo

Laranja: calmante

Hortelã: estimulante e revigorante

Na hora de cuidar da sua casa a sua criatividade é o limite, por isso abuse dela. Customize receitas com os aromas que lhe agrada. As infusões feitas só de cítricos com cascas de laranjas, tangerinas e limões-sicilianos são excelentes e podem se misturar com outros aromas facilmente.

 Saiba como deixar sua casa toda aromatizada lendo: Como deixar a casa perfumada.

Recomendado para você
Bem Estar

Como limpar um filtro de água

Bem Estar

Site Parque da Xuxa- SP Telefone, Preços

Bem Estar

Passagens Aéreas Baratas Gol, Passagem Antecipada

Bem Estar

Jardins em pequenos espaços: como fazer

Comentários
  1. Lisete Skoni disse:

    Dicas maravilhosas. Vou aproveitá-las muito bem. Excelente texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *