Infecções causadas por lentes de contato

Um grande número de pessoas prefere utilizar lentes de contato a óculos. Isso se deve, principalmente, a uma questão de vaidade. Porém, é necessário…

Por Editorial MDT em 05/11/2012

Um grande número de pessoas prefere utilizar lentes de contato a óculos. Isso se deve, principalmente, a uma questão de vaidade. Porém, é necessário ter alguns cuidados especiais com as lentes corretivas. A higiene, na hora do manuseio, é um dos cuidados essenciais para o uso desse produto, pois ela previne o desenvolvimento de infecções. Conheça mais sobre as infecções causadas por lentes de contato.

Conheças os diferentes tipos de lentes de contato.

A higiene é essencial para quem utiliza lentes de contato. (Foto: divulgação)

A Ceratite é um problema frequente

A ceratite é uma infecção ocasionada por uma bactéria e é uma das complicações mais temidas por aqueles que usam lentes de contato. Isso porque, seu uso  pode desencadear uma infecção da córnea muito grave.

O simples fato de usar lentes de contato pode alterar os mecanismos de defesa do olho, provocar microlesões no tecido da córnea, além de colaborar com a proliferação de microrganismos na superfície dos olhos. Tudo isso favorece a manifestação de infecções oculares, sendo a ceratite a mais comum entra elas.

Como prevenir as infecções

Ao optar pelo uso de lentes de contato, é necessário conhecer alguns cuidados especiais e que colaboram com a prevenção das infecções oculares. Conheça abaixo quais são eles.

  • Evite fumar antes de manusear as lentes de contato;
  • Usuários que realizam atividades aquáticas, como nadadores e mergulhadores, possuem maior chance de desenvolver os problemas infecciosos;
  • A higiene pessoal é essencial. Lave bem as mãos antes de colocar as lentes de contato;
  • Siga as orientações de manuseio dadas pelo oftalmologista;
  • Avalie a data de validade dos produtos utilizados para a limpeza das lentes de contato.

    Diante de alterações visuais em uso de lentes de contato, busque a orientação de um especialista. (Foto: divulgação)

Lentes que causam menos infecção

Segundo estudos realizados, as lentes de contato rígidas possuem menor risco de infecção ocular, quando comparadas às lentes gelatinosas. O problema também é mais evidente entre os usuários que utilizam as lentes de uso prolongado. Devido a isso, especialistas afirmam que as pessoas que possuem boa higiene e não tabagistas são as indicadas para o uso de lentes de contato rígidas.

Sinais de infecções oculares relacionadas às lentes de contato

Separamos abaixo algumas informações sobre como diagnosticar que a lente de contato está contaminada. Assim, o usuário deve apresentar:

  • Olho vermelho;
  • Intolerância a luz;
  • Lacrimejamento excessivo;
  • Sensação de corpo estranho;
  • Coceira intensa;
  • Secreção;
  • Embaçamento visual.

Diante de qualquer uma dessas manifestações, suspenda o uso das lentes de contato imediatamente e busque a orientação de um especialista.

Um número significativo da população utiliza lentes de contato. (Foto: divulgação)

Muitas pessoas preferem utilizar lentes de contato a usar óculos, porém é preciso ter alguns cuidados especiais. O uso rotineiro das lentes de contato, sem uma higiene adequada, pode ocasionar infecções oculares. Após conhecer um pouco mais sobre as infecções causadas por lentes de contato e como preveni-las, basta seguir as dicas e seguir as orientações do especialista.

Saiba como higienizar as lentes de contato.

Top