Infecção urinária em bebê: saiba mais

PUBLICIDADE

A infecção urinária em crianças é um grave problema de saúde e afeta a população infantil com relativa frequência, perdendo a primeira posição do ranking de infecções mais comuns em pediatria apenas para os acometimentos do sistema respiratório.

Irritação e perda de apetite são sintomas frequentes. (Foto: divulgação)

Em crianças que apresentam febre sem causa aparente, a infecção urinária pode ser encontrada em até 8% dos pacientes. Durante os primeiros seis meses de vida, os indivíduos mais acometidos são os meninos, em decorrência de malformações congênitas do trato geniturinário, enquanto que após o primeiro ano de vida, a incidência em meninas se sobressai devido à infecção ascendente. Saiba mais sobre a infecção urinária em bebês.

Saiba mais sobre a infecção urinária e como evitá-la.

PUBLICIDADE

O que é infecção urinária

Infecção urinária é definida como presença de microrganismos no trajeto geniturinário, geralmente detectados através de exames de urina, como urinálise e urocultura. Na maioria das vezes o tratamento com a escolha do antibiótico apoiado em dados epidemiológicos é o suficiente para combater a infecção, porém a identificação do agente patogênico é muito importante, sobretudo nos casos mais graves e com pouca resposta ao medicamento.

A limpeza íntima deve ser feita da frente para trás. (Foto: divulgação)

Como ocorre a infecção

A via de contaminação mais comum é a ascendente e o agente patogênico mais frequente é a Escherichia coli, oriunda da flora intestinal (correspondendo a até 95% dos casos). Isso significa que a infecção se dá pelo contato com os agentes normalmente encontrados na região perianal.

Por isso é extremamente importante a mãe zelar pela higiene íntima do bebê, evitando deixar a fralda suja por muito tempo e dispensando um cuidado especial na hora da limpeza, que deve ser realizada da frente pra trás, principalmente em meninas, prevenindo a contaminação do sistema urinário pelos micro-organismos intestinais.

Outros agentes, menos frequentes e que podem ser adquiridos por outros meios, são o estafilococo, proteus, klebisiela e até mesmo adenovírus, fungos e bacilo da tuberculose.

PUBLICIDADE

Quadro clínico

O quadro clínico vai depender da idade da criança. Como os bebês não conseguem se expressar, os principais sintomas são irritação constante, inquietação e perda da fome. Crianças menores podem se tornar temerosas ao urinar (por causa da dor), enquanto que as maiores e que já sabem conversar podem se queixar de ardência e dor às micções, urgência urinária e frequência urinária aumentada.

Saiba mais sobre os sintomas da infecção urinária em crianças e como lidar com a situação.

PUBLICIDADE
Uma investigação detalhada é muito importante. (Foto: divulgação)

A infecção urinária em crianças é um problema sério que, em situações extremas, pode cursar com sepse. As principais causas, em bebês, são as malformações congênitas e infecção ascendente de patógenos oriundos do sistema gastrintestinal. Uma averiguação detalhada é essencial para o diagnóstico e tratamento adequados e a realização de ecografia do aparelho urinário, em crianças, é obrigatória na investigação de fatores congênitos e adquiridos que podem predispor a ocorrência de infecção.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.