Infecção urinária: como prevenir

A infecção bacteriana que mais atinge os humanos (e que afeta principalmente as mulheres com idade entre 20 e 40 anos e homens na…

A infecção bacteriana que mais atinge os humanos (e que afeta principalmente as mulheres com idade entre 20 e 40 anos e homens na fase da infância e depois dos 55 anos) é a que se desenvolve no canal da urina. Dependendo do local que a bactéria que causa a infecção de urina se aloja a doença é chamada de vulvovaginite (abertura da vagina), cistite (uretra e bexiga) ou pielonefrite (rins).

Leia mais sobre: Conheça os tipos de infecção urinária e saiba como prevenir

Infecção de urina atinge muito as mulheres (Foto: Divulgação)

Um dos principais problemas que levam ao desenvolvimento da infecção de urina é segurar aquela vontade de usar o banheiro. Esse péssimo hábito deixa a uretra mais suja e facilita uma complicação. Alguns não sentem tanta vontade de fazer xixi simplesmente porque não bebem água. Por isso, siga a risca a orientação dos médicos de beber, ao menos, 2 litros de água por dia.

Dicas para prevenir infecção de urina

Além de não segurar o xixi na bexiga por muito tempo e de beber bastante água ao longo do dia, existem algumas dicas valiosas para quem quer se prevenir da infecção de urina.

– Consuma alimentos com lactobacilos vivos, para ajudar o intestino a funcionar bem;

– Urine depois do sexo, pois se alguma bactéria tiver ficado por ali, o xixi elimina;

– Se possível, faça xixi a cada três horas. Nesse espaço de tempo as bactérias têm menos chances de se reproduzir.

Saiba mais sobre: Infecção Urinária – Como é Causada

Beba bastante água para eliminar a urina e as bactérias do corpo (Foto: Divulgação)

Fique atento aos sintomas da infecção de urina

Se você sentir muita vontade de urinar e na hora ‘h’ sair algumas gotas de xixi, saiba que pode estar com infecção de urina. Os sintomas desse mal também podem dor e sensação de peso na barriga ao terminar o xixi, além de pingos de sangue misturados com a urina. Como a maior parte das infecções é comum ter febre. Se estiver com alguns desses sintomas, procure um médico.

Leia Também:  Hérnia de disco: aprenda como tratá-la sem cirurgia

Top