Infecção pulmonar em gatos: como prevenir

PUBLICIDADE

Um estudo realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz identificou a importância do Achatina fulica, popularmente conhecido como caramujo africano, na transmissão de um verme que pode causar infecção pulmonar em gatos. Saiba mais sobre o assunto e veja como prevenir infecção pulmonar em gatos.

Os gatos são vitimas de infecções pulmonares. (Foto: divulgação)

Infecção Pulmonar em Gatos

Os gatos, assim com os humanos, podem desenvolver infecções pulmonares. A pneumonia ou pneumonite são dois tipos de infecções pulmonares do felino que podem ser graves. Muitas vezes, esses problemas deixam o gato com falta de ar devido à falta de oxigênio corporal. Se seu gato possui sintomas de infecção pulmonar, é preciso consultar o veterinário para realizar o diagnóstico adequado e fazer um plano de tratamento.

As infecções pulmonares podem afetar gatos de todas as idades. Segundo especialistas, os gatos que estão infectados com vírus de leucemia ou vírus de imunodeficiência são predispostos a desenvolver as infecções pulmonares. Em grande parte dos casos, as infecções são provenientes de doenças crônicas e recorrentes do sistema respiratório, que afetam a habilidade do gato na respiração.

PUBLICIDADE
O gato com infecção pulmonar pode apresentar vários sintomas. (Foto: divulgação)

Infecção pulmonar por verme do caramujo

De acordo com pesquisas feitas pelo Instituto Oswaldo Cruz, um verme presente no caramujo africano é capaz de causar infecção pulmonar em gatos. Esse caramujo, é uma das espécies mais comuns no país, que atua como hospedeiro intermediário, abrigando as larvas de helmintos que causam a infecção antes de chegarem ao hospedeiro final.

A ingestão do molusco é a única via de contaminação do gato com o verme. Para prevenir esse problema, nada melhor do que fazer o monitoramento de lugares úmidos, como plantas e terra, onde o caramujo e o verme possam se proliferar.

Sintomas de infecção pulmonar em gatos

Os sintomas de infecção pulmonar incluem febre alta, falta de ar, respiração rápida e superficial. Outros sintomas como desmaios, batimento cardíaco gastrointestinal e irregular. Os gatos que apresentam infecções pulmonares como a pneumonia podem ter gengivas, lábios e língua que parecem ser de cor cinza ou azul. Isso acontece, pois o gato não está recebendo oxigênio suficiente nos mesmos.

PUBLICIDADE

Como prevenir infecção pulmonar em gatos

1. Mantenha o gatinho longe de lugares úmidos e que possam apresentar caramujos;

2. Deixe sempre a casinha do seu felino limpa, seca e livre de bactérias, fungos e outros microrganismos que possam provocar a infecção pulmonar;

PUBLICIDADE

3. Tenha cuidados com os alimentos que são consumidos pelo seu gato, eles podem estar contaminados com bactérias que podem provocar a infecção;

4. Locais de terra úmida devem ser evitados pelo gato, já que podem se contaminar.

Cuide bem do seu gatinho e previna a infecção pulmonar. (Foto: divulgação)

A infecção pulmonar em gatos é um problema que deve ser tratado por um especialista, afinal, pode comprometer a saúde do seu bichinho de estimação. A infecção pulmonar está entre as doenças mais comuns em gatos. Aposte nas dicas de cuidados e previna esse problema do seu gatinho.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.