Infarto: Conheça as Atitudes que Devem ser Tomadas para Evitá-lo

Ultimamente, as doenças cardíacas são as que mais matam em todo o mundo. Muitos delas são devido a fatores hereditários, os quais podem ficar…

Por Editorial MDT em 26/09/2011

Ultimamente, as doenças cardíacas são as que mais matam em todo o mundo. Muitos delas são devido a fatores hereditários, os quais podem ficar pior pela agregação com os fatores de risco. Em relação aos fatores de risco, as pessoas podem agir preventivamente, sem ajuda de remédios e outros medicamentos, nos casos de: obesidade, fumo, diabetes, falta de exercícios físicos, nível de colesterol, álcool, pressão arterial. Confira a baixo mais sobre o que é essa doença, os sintomas gerados e as formas de prevenção.

☰ CONTEÚDO

O que é?

É uma condição, na qual o colesterol e outros tipos de substâncias se aglomeram na parede da artéria formando placas que, quando em grande volume, chegam a fechar a artéria e obstruir o abastecimento de sangue no coração, resultando em um ataque cardíaco.

Quais são os sintomas?

Um aperto no peito ou nas costas, o qual leva um tempo para acabar;

A dor vem seguida de tonturas, náuseas, suor e falta de ar;

A dor é distribuída para pescoço, braços e ombros.

Formas de prevenção

Procure não passar raiva, pois, faz o batimento cardíaco acelerar, deixa o sangue mais grosso, facilitando a solidificação, além de contrair as artérias. Quando bater a raiva procure contar até dez para manter a calma.

Dormir bem também pode ajudar muito. Mulheres que dormem mais que sete horas todas as noites, correm menos riscos de contrair o ataque. Se tiver problemas de insônia, procure um tratamento específico para auxiliá-lo nessa tarefa.

Por mais banal que seja, sorrir é um ótimo medicamento natural como forma de prevenção. A expressão que fazemos quando rimos, relaxa os músculos e aumenta o fluxo de sangue. Ouvir música também alegra e possui o mesmo resultado.

Terminar uma tarefa, para depois começar outra, também ameniza a ansiedade e aumenta o poder de concentração, o qual é essencial para todas as tarefas que realizamos no dia a dia.

Evitar cigarros, álcool, poluição e barulho, também é recomendável, pois, reduzem pela metade o risco de contrair a doença cardiovascular e aumentam a durabilidade da vida.

Top