Indigo Tower: o prédio que absorve a poluição do ar

Um projeto inovador promete abalar as estruturas da sustentabilidade mundial: um prédio capaz de absorver a poluição do ar será construído na China. A…

Por Redacao em 30/11/2011

Um projeto inovador promete abalar as estruturas da sustentabilidade mundial: um prédio capaz de absorver a poluição do ar será construído na China. A empresa responsável pela obra é a 10+Design, conhecida mundialmente por projetos de experimentos na construção civil, como por exemplo a Casa-Casulo que se esconde debaixo da terra quando detectado qualquer mudança brusca no clima.

A Indigo Tower, como deve chamar a torre, será um purificador de ar gigante dentro da imensa área urbana da cidade chinesa Qingdao. A proposta é que o prédio seja capaz de higienizar o ar que os cidadãos respiram. Para conseguir atingir tal objetivo será usado a nanotecnologia para desenvolver uma estrutura revestida por dióxido de titânio, capaz de absorver gordura, sujeira e bactérias no ar. Junto a luz solar será possível fazer com que o processo de absorção seja concluído.

Para que o procedimento não pare durante a noite será instalado uma espécie de iluminação ultravioleta, que funcionará graças ao sistema de energia solar armazenada durante o dia. Quanto mais luz for absorvida, mais intensa as luzes ultravioletas serão na parte da noite.

O prédio é de fato extremamente inovador e deve servir de exemplo para futuras construções, já que, nos dias de hoje, no que mais se fala é proteger o planeta, e ações como essas tornam-se necessárias. Entretanto, não é porque um prédio desse tipo será instalado na região que significa que os moradores locais possam sair por aí “despejando” poluição no ar, totalmente o contrário, ou seja, a conscientização deve permanecer.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto você pode acessar a página em inglês que explica detalhadamente como funcionará a obra.

Top