Índices de reajuste no aluguel

Índices de reajuste no aluguel

Uma das grandes preocupações que residentes de imóveis alugados possuem é referente ao reajuste dos aluguéis, os quais ocorrem todos os anos, de acordo…

Por Editorial MDT em 05/03/2012

Não deixe de prestar atenção em cláusulas do contrato, pois, pode gerar grandes transtornos para ambas as partes.

Uma das grandes preocupações que residentes de imóveis alugados possuem é referente ao reajuste dos aluguéis, os quais ocorrem todos os anos, de acordo com o tipo de contrato firmado. Uma dúvida muito recorrente entre os moradores é quanto ao cálculo do reajuste. Muitos com dificuldades em calculá-lo ou em compreendê-lo acabam se perdendo no cálculo e causando grandes transtornos. Pensando nisso, listamos algumas sugestões de sites, os quais podem realizar os cálculos para você. Confira!

Normalmente o valor do reajuste depende do tipo de índice descrito no acordo, e a conta realizada é a multiplicação da importância do aluguel versus o índice do mês do reajuste onde é possível conseguir o valor legítimo do aluguel reajustado. Para quem possui dificuldade em cálculos, à sugestão é usar portais e sites, que orientam e até disponibilizam um sistema próprio que realiza a conta do aluguel de forma instantânea e segura.

Normalmente o valor do reajuste depende do tipo de índice descrito no acordo.

Os sites que proporcionam esse tipo de serviço tem como costume divulgar índices que são acumulados a variação de doze meses, incluindo a alternativa do indivíduo somente efetuar uma multiplicação. Um exemplo de site que funciona desse modo é o Debit, o qual além de proporcionar um sistema simples, ele orienta o indivíduo por meio de vídeos e informações contidas no site. O site é totalmente gratuito.

Outra alternativa é o portal Cálculo exato, já conhecido por proporcionar diversas alternativas de cálculos, incluindo orientações sobre contas financeiras, viagens, dívidas vencidas e sobretudo cálculo de aluguel. O primeiro passo antes de realizar a conta, o indivíduo deve preencher todas os dados referente ao valor do aluguel, a data de início do acordo, o tipo de índice do reajuste e a periodicidade do reajuste descrita no contrato. Em seguida clique na opção continuar para visualizar o valor que será o aluguel. Assim como o Debit o Cálculo exato também é inteiramente gratuito.

Para quem possui dificuldade em cálculos, à sugestão é usar portais e sites.

É importante ressaltar que, antes de assinar qualquer documentação o inquilino deve prestar atenção em cláusulas alusivas ao assunto, as quais inclusas no contrato, podem futuramente, causar algum tipo de desentendimento entre as partes, caso passar despercebida. E mais, procure sempre pagar o aluguel em dia e cuidar do imóvel, pois, um bom inquilino sempre terá grandes chances de obter um bom acordo com o dono, seja durante o contrato no vencimento dele.

Top