quinta-feira, 29 de setembro de 2022 - 29/09/2022 17:38:10
MundodasTribos

Vem aí o momento de declarar IR e também o momento que gera muitas dúvidas nas pessoas, uma delas é como fazer para incluir dependentes e se pode solicitar a inclusão de um dependente no CPF para dedução do Importo de renda.

O IR ou Imposto de Renda é cobrado pelo Governo Federal todos os anos. Cada cidadão brasileiro deve preencher uma declaração ao fazer um acerto de contas de como foi sua renda durante os 12 meses anteriores. Isso significa que para quem vai declarar imposto de renda em 2022, deve fazer com base nas receitas e gastos do ano anterior (2021).

Neste conteúdo você vai entender como solicitar a inclusão de um dependente no CPF para dedução do IR. Continue no texto!

O que este artigo aborda:

O que é uma inclusão de dependentes no CPF?

A inclusão de dependente no CPF é quando é feita a inclusão de alguém dependente econômico, familiar, uma determinação legal ou outro.

O que é uma inclusão de dependentes no CPF

Fonte/Reprodução: original

Fazer isso é muito importante para haver ciência de que você possui dependentes.

Quem pode ser incluído como dependente do CPF

Confira abaixo a lista de quem pode ser incluído como dependente do CPF:

  • Filhos e Enteados;
  • Cônjuge;
  • Irmãos;
  • Netos ou bisnetos;
  • Sogros e Sogras;
  • Parentes falecidos;
  • Genro ou Nora;
  • Pessoas que moram em outro país;
  • Pessoa incapaz da qual o contribuinte seja tutor.

É importante salientar que todos da lista precisam se encaixar nos critérios impostos para que cada um deles entre como dependente. Então esteja sempre atento a todos os critérios referentes aos dependentes do IR.

O que são os dependentes do Imposto de Renda?

Para incluir dependentes no IR, existem alguns critérios a serem seguidos. Dentre esses podem ser filhos, pais, enteados, irmãos, bisnetos ou netos.

O que são os dependentes do Imposto de Renda

Fonte/Reprodução: original

Para filhos ou enteados, por exemplo, é necessário ter menos de 21 anos e para caso o dependente seja estudante, é estendido um limite de até 24 anos. Para dependentes com limitações físicas ou mentais, esse critério não se aplica.

Como incluir dependentes?

Para incluir dependentes, basta preencher os dados de todos e adicionar os rendimentos deles, inclui também bens materiais e dívidas. Durante o preenchimento é necessário informar nome, CPF e data de nascimento de todos. Sem o número de CPF não é possível declarar dependente.

Quanto pode ser deduzido do IR com dependentes?

Durante a declaração de IR, é possível ter um desconto de até R$ 2.275,08 por dependente. Esse desconto é referente ao valor do imposto que será pago. Em casos de despesas com saúde e educação também podem ser deduzidos. Em educação, existe um limite de R$ 3.561,50 em deduções e para saúde não existe um limite.

Posso fazer a inclusão de dependentes que não possuem o CPF?

Não é possível fazer a inclusão de dependentes que não possuem CPF, pois informar o número do documento é obrigatório até mesmo para filhos que nasceram nos últimos 12 meses.

Cuidados ao declarar os dependentes no IR

Veja abaixo os cuidados ao declarar dependentes no IR:

  • Informar os bens que cada dependente possui;
  • Comprovante dos gastos;
  • Todos os dependentes podem estar em uma declaração no mesmo ano apenas.

É fundamental ter todo o cuidado ao declarar dependentes em Imposto de Renda para não haver problemas depois. Não esqueça de declarar os bens materiais, como carro, por exemplo, e outros que se encaixem nos critérios para a declaração de Imposto de Renda.

O conteúdo "Posso solicitar a inclusão de um dependente no CPF para dedução do IR?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Aspirador de Pó Brastemp Preços

Aspirador de Pó Brastemp Preços

Crédito Para Construção Caixa

Crédito Para Construção Caixa

Shows Roupa Nova 2011

Shows Roupa Nova 2011

Simulado Do Detran RJ

Simulado Do Detran RJ

Cursos gratuitos Projeto Ampliar SP 2012

Cursos gratuitos Projeto Ampliar SP 2012

Qualificar Cursos gratuitos 2016

Qualificar Cursos gratuitos 2016