Impressoras 3D

Muitas vezes perdemos aquela pecinha de plástico, pequena, mas que é realmente o que precisamos. Talvez tenha perdido a tampinha do celular, ou apenas…

Impressora 3D

Muitas vezes perdemos aquela pecinha de plástico, pequena, mas que é realmente o que precisamos. Talvez tenha perdido a tampinha do celular, ou apenas quer agradar alguém com algum objeto.

Dentro de alguns anos será possível obter esses objetos sem sair de casa. Você vai precisar apenas de uma Impressora 3D. Basta baixar os planos tridimensionais online e “imprimir”, horas depois o produto sólido, estará pronto para ser retirado da impressora.

Essas impressoras, na verdade, são usadas há cerca de uma década em grandes pátios industriais, como para testar designs de carros, aviões e outros produtos antes de serem mandados à manufatura. Elas chegaram a custar cerca de RS$ 100 mil cada, hoje é possível encontrá-las por volta de RS$ 15 mil. Dentro de dois anos, esses valores devem ser ainda menores, sendo acessíveis para pequenos escritórios e até mesmo naquela loja de cópias perto da sua casa. E a próxima fronteira a ser “quebrada” é a da sua própria casa, e claro, já possuem empresas que desejam ser as primeiras a entregar as impressoras 3D, como a Desktop Factory. A companhia começará a vender suas primeiras impressoras ainda este ano, a um preço equivalente a R$ 10 mil.

As impressoras tridimensionais, chamadas de Rapid Phototupers, elas montam objetos a partir de uma seqüência de pedaços de matéria, da mesma maneira que as atuais impressoras criam suas imagens de pontos de tinta ou toner. Elas criam seus objetos a partir de um líquido ou plástico em pó que se solidificam em pontos ao ter calor, luz ou químicos aplicados com extrema precisão.

E você, acha que essa é uma idéia que irá facilitar a vida de nós mortais?


Top