Impotência sexual: soluções caseiras

A impotência sexual ainda é um assunto considerado “tabu”. Esse problema afeta vários homens que muitas vezes sofrem em silêncio, por medo e vergonha…

A impotência sexual ainda é um assunto considerado “tabu”. Esse problema afeta vários homens que muitas vezes sofrem em silêncio, por medo e vergonha da situação altamente estigmatizante. Esclareça algumas dúvidas sobre o assunto e confira dicas de soluções caseiras para combater a impotência sexual.

Confira alguns mitos e verdades sobre a impotência sexual.

A maioria dos casos de impotência em jovens adultos é resultado de problemas emocionais. (Foto: divulgação)

Causas da impotência sexual

De acordo com os estudiosos no assunto, cerca de 70% dos casos de impotência sexual em adultos são resultados de desordens físicas, enquanto que 30% são frutos de fatores psicológicos. É interessante ressaltar que essa proporção se inverte se forem considerados apenas os pacientes jovens, onde a proporção dos que “falham” por distúrbios psicológicos chega a 70%, ou mais, de incidência.

Entre os fatores emocionais envolvidos na gênese dessa disfunção, é possível destacar os problemas decorrentes da convivência social e profissional, dificuldade de relacionamentos, estresse intenso, ansiedade e até mesmo o próprio medo de “falhar na cama”.

Os principais problemas físicos causadores de impotência estão relacionados ao uso de medicação (finasterida, espironolactona e ansiolíticos), sedentarismo, dislipidemia, hipertensão, maus hábitos alimentares, doenças cardiovasculares, tabagismo, etilismo e uso de drogas ilícitas.

Entenda quais são as principais contraindicações do Viagra.

Conversar com a parceira ajuda a superar a situação. (Foto: divulgação)

Soluções caseiras para se prevenir da impotência

Algumas medidas bastante simples são capazes de prevenir o aparecimento desse tipo de problema e até mesmo combatê-lo. Confira algumas soluções caseiras para combater a impotência:

  • Mantenha controlado o nível de estresse. É muito importante valorizar momentos de descontração e tomar as medidas necessárias para torna-los frequentes. Realizar caminhadas em parques, passear com o cachorro e passar um tempo brincado com os filhos só vai trazer benefícios à saúde;
  • Trabalhe a ansiedade. É importante fazer um acompanhamento com terapeuta para que todo o medo e ansiedade gerados pelas situações diárias sejam trabalhados de forma positiva. Quanto mais cedo esse tipo de problema for tratado, menores as chances de usar medicamentos como os ansiolíticos e antidepressivos que, eventualmente, podem acabar prejudicando a libido;
  • Pratique esportes. Uma dica muito útil para manter o corpo em dia, acabar com o sedentarismo e ainda conquistar autoconfiança é praticar esportes. Musculação, artes marciais, corrida ou natação são excelentes opções;
  • Leve uma vida saudável. Manter uma dieta balanceada e praticar atividade física regularmente é a melhor maneira de combater algumas das principais doenças responsáveis por causar a impotência sexual;
  • Não torne o problema maior do que ele é. O fato é que é totalmente normal a ocorrência esporádica de episódios de impotência, pois a excitação e a ereção são coisas diferentes que podem ser influenciadas por inúmeros fatores. A dica é não se culpar por falhar na cama, procurando trabalhar a angústia com a parceira.

Conheça a cirurgia capaz de curar a impotência sexual.

A ansiedade e o medo em falhar na cama causam traumas e pioram a situação. (Foto: divulgação)

A impotência sexual é um assunto bastante delicado para a maioria dos homens. O fato é que esse tipo de distúrbio pode ser causado por vários fatores, que podem ser facilmente prevenidos com algumas medidas caseiras simples. É importante ressaltar a importância de procurar auxílio médico mediante a persistência do quadro clínico, para que a melhor forma de tratamento seja instituída o mais rápido possível.


Top