O que é e qual a importância do sistema financeiro internacional?

PUBLICIDADE

O Sistema Financeiro Internacional é muito importante para o bom funcionamento da economia mundial, o que torna saber como esse sistema funciona essencial para os investidores e também para toda a população, já que esse sistema influencia a vida de todas as pessoas no mundo inteiro.

Neste artigo, iremos descobrir de uma maneira simplificada como funciona esse Sistema Financeiro Internacional. Boa leitura!

O que é o sistema financeiro internacional?

O Sistema Financeiro Internacional foi criado para ajudar os bancos e as instituições a organizar a economia mundial de uma forma que todas as funções do sistema ficassem interligadas, criando assim uma enorme rede de logística em que a troca de informações se tornaria bem mais eficiente e rápida.  

PUBLICIDADE
O que é o sistema financeiro internacional?
Fonte/Reprodução: original.

Mas não foi sempre que o sistema financeiro teve toda essa estrutura, antes do Sistema Financeiro Internacional ser criado, o mercado financeiro mundial ainda era bem precário e não existia essa enorme logística que conhecemos hoje por trás dele. 

Isso fazia com que muitos países remassem contra a corrente financeira mundial, o que trazia grandes consequências para suas economias. Esse problema só foi resolvido em 1944, com a criação do Sistema Financeiro Internacional, no qual os países passaram a trocar informações financeiras entre si e ajudar um ao outro.

Como o sistema financeiro internacional funciona?

O Sistema Financeiro Internacional é responsável por criar diversos acordos jurídicos voltados para o setor econômico, esses acordos ajudam as instituições financeiras do mundo inteiro a trocarem informações entre si, formando assim uma aliança econômica que facilita o fluxo mundial do capital financeiro, garantindo, por exemplo, a entrada de investimentos financeiros externos em muitos países. 

Esses acordos financeiros costumam ser multilaterais, ou seja, beneficiam todos os países que fazem parte do Sistema Financeiro Internacional. Isso garante a transparência do sistema e cria uma regulamentação eficiente e igualitária que beneficia todo o mercado financeiro mundial.

PUBLICIDADE

Quais são os principais atores do sistema financeiro internacional?

O sistema financeiro é regido principalmente pela constituição, mas, com a criação do Sistema Financeiro Internacional, foram criadas  entidades que ajudam a supervisionar todo o mercado econômico mundial. As duas entidades mais importantes são:

  • Fundo Monetário Internacional (FMI);
  • Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Essas duas entidades ajudam a garantir o bom funcionamento do Sistema Financeiro Internacional e promovem a estabilidade econômica mundial.

Qual é a importância do sistema financeiro internacional para a economia mundial?

O Sistema Financeiro Internacional é muito importante para o bom funcionamento do mercado financeiro mundial, é ele que supervisiona e garante o bom funcionamento da economia ao redor do globo. 

Qual é a importância do sistema financeiro internacional para a economia mundial?
Fonte/Reprodução: original.

Ele atua também como um protetor do mercado, e é responsável por supervisionar todas as transações, avaliar riscos e alertar sobre possíveis crises econômicas em muitos países, impedindo assim o progresso de grandes crises econômicas, como a Crise do Subprime, que ocorreu no ano de 2008 e abalou todo o mundo.

O Sistema Financeiro Internacional garante o bom funcionamento de todo o setor financeiro mundial e diminui os riscos nas operações financeiras. Depois de sua criação, o mundo financeiro passou por uma grande onda de progresso e desenvolvimento que ajudou a evitar grandes crises econômicas que poderiam abalar todo o mundo.

PUBLICIDADE

Existem riscos associados ao sistema financeiro internacional?

É impossível dizer que não há riscos no Sistema Financeiro Internacional, já que o comportamento do mercado financeiro mundial é muito volátil e difícil de ser previsto. Por exemplo, nos Estados Unidos, as empresas estão passando por uma crise difícil relacionada à relação entre as dívidas empresariais e ao PIB do país. 

Muitos países europeus também estão lotados com títulos públicos. A China também passa por um grande problema relacionado aos bancos, onde os lucros estão cada vez mais em queda.

Todos esses fatores influenciam bastante todo o Sistema Financeiro Internacional e é necessário estar atento às notícias relacionadas à economia mundial, já que estamos passando por grandes adversidades ao redor do mundo nos últimos anos, como pandemia e conflitos bélicos entre países, que podem influenciar de maneira negativa todo o mercado financeiro.

O Sistema Financeiro Internacional é muito importante e não é preciso ser um investidor ou especialista no assunto para tentar entender como o mercado mundial funciona. É essencial para todos entender como nosso dinheiro é utilizado, para que assim possamos ter uma vida financeira melhor.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.