Importância das meias para os pés

Importância das meias para os pés

Saiba tudo sobre a importância das meias para os pés e descubra como escolher o modelo mais adequado, conforme as suas necessidades. A escolha…

Por Isabella Moretti em 28/12/2014

Saiba tudo sobre a importância das meias para os pés e descubra como escolher o modelo mais adequado, conforme as suas necessidades. A escolha errada pode resultar em bolhas, calos, inflamações e muitos outros problemas de saúde.

Importância das meias para os pés. (Foto: Divulgação)

A meia é um artigo comum do vestuário e que muitas vezes não recebe a atenção que merece. A maioria das pessoas não procura conhecer o tipo de tecido, o estilo da costura e a tecnologia presente em cada peça para garantir o conforto e o bem-estar dos pés.

A escolha da meia ideal precisa ser feita com base em diferentes fatores, como o tipo de atividade que será executada enquanto o acessório estiver sendo usada. A peça que funciona bem no dia-a-dia pode não ser a mais apropriada para um praticante de corrida e vice-versa.

Antes de comprar a meia certa, é preciso fazer uma pesquisa e não se contentar com o modelo básico, ou seja, confeccionado com tecido 100% algodão. O mercado oferece uma variedade de opções que apostam em tecnologias avançadas.

Veja também: Meia-calça que combate celulite

Importância das meias para os pés

A meia pode interferir no desempenho do atleta. (Foto: Divulgação)

Para você compreender a importância das meias para os pés, é fundamental que entenda as diferenças entre os modelos. Confira:

Meias de compressão

A meia de compressão tem a função de comprimir os músculos da panturrilha e com isso regenerar toda a região, que costuma ser afetada por causa da prática de exercícios físicos. O acessório consegue melhorar o retorno venoso e também aumenta o fluxo sanguíneo.

As meias de compressão são eficazes e podem ser usadas para diferentes fins. Elas reduzem a sensação de cansaço e peso nas pernas, previnem lesões e ajudam a combater as varizes.

Meias de compressão. (Foto: Divulgação)

Meias de algodão

As meias de algodão, que são bastante populares entre as pessoas que usam tênis, absorvem o suor e aumentam a temperatura dos pés, por isso contribuem com o aparecimento de bolhas. Elas também podem ficar molhadas e intensificam o atrito com os pés.

Os especialistas recomendam usar meias de algodão apenas em treinos mais leves. Se a atividade física for mais pesada, o modelo recomendado é o de poliéster, pois ele evita que os pés fiquem encharcados.

Meias de algodão devem ser usadas com cuidado. (Foto: Divulgação)

Meia com composição mista

Alguns modelos de meia combinam materiais para tornar o uso mais agradável. Quem tem o costume de correr deve vestir os pés com meias compostas por 80% de algodão, 5% de poliéster, 12% de poliamida e 3% nylon com elastodieno.

A escolha da meia é algo que requer atenção, principalmente para os atletas. O acessório errado pode colocar em jogo o desempenho nos treinos e na própria competição de uma modalidade esportiva. Agora que você já conhece a importância das meias para os pés, preste muita atenção na hora de comprar um modelo.

Top