Implante dentário: como limpar corretamente

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para todas as etapas da vida, porém, após os implantes dentários eles devem ser redobrados para…

Por Editorial MDT em 12/12/2012

Os cuidados com a saúde bucal são essenciais para todas as etapas da vida, porém, após os implantes dentários eles devem ser redobrados para manter a qualidade do serviço prestado na colocação das próteses. Pensando nisso, selecionamos dicas de como limpar corretamente o implante dentário. Confira.

Os implantes dentários necessitam de cuidados especiais. (Foto: divulgação)

O que são implantes dentários

Os implantes dentários são suportes ou estruturas de metal, colocados cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva como forma de substituir as raízes dentárias. Quando são colocados, permitem ao dentista que monte os dentes postiços sobre essas raízes falsas.

Estima-se que no Brasil existam mais de 50 milhões de pessoas que já perderam um dente, pelo menos. Por essa e outras razões, a implantodontia já é considerada uma das especialidades mais comuns na odontologia. Diferentemente do que as pessoas pensam, os implantes também devem receber cuidados especiais quanto sua higienização, pois podem surgir doenças peri-implantes, comprometendo a saúde em geral.

É preciso ter cuidados de higiene para evitar doenças nos implantes dentários. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados com dentes implantados 

Dicas de como limpar corretamente os implantes dentários

1.  Quando feita de forma correta, a escovação pode ser uma excelente aliada do implante dentário. Ela ajuda a manter o aspecto natural e saudável das próteses, sem permitir que mantenham uma coloração amarelada ou acumule restos de alimentos entre a estrutura aplicada;

2. O ideal é seguir todos os passos de uma higiene bucal normal. A escovação deve ser feita com uso de cremes dentais com flúor. Em seguida, utilize o fio dental para retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes;

3. A finalização da higiene bucal deve ser feita com o uso de enxaguantes bucais para retirada de todos os germes e bactérias. Aposte também no uso de escovas de dente específicas para esse tipo de limpeza;

4. O ideal é fazer uma limpeza completa com o dentista, pelo menos uma vez, a cada 2 meses. A limpeza é ideal para remover todas as placas bacterianas.

Siga as orientações do seu dentista. (Foto: divulgação)

Veja também implante dentário quanto custa, valor e procedimento 

A limpeza dos implantes dentários deve ser feita diariamente para evitar doenças e outros problemas bucais. Aposte em uma boa escovação, no uso de fio dental, no uso de enxaguantes bucais, pelo menos três vezes ao dia e limpeza odontológica a cada 2 meses. Cuidar das próteses fixas é tão importante quanto os cuidados com os dentes naturais.

Top