Implante Coclear: veja como funciona

Apesar da ampla indicação, não são todos os indivíduos que se beneficiam com o implante coclear. Por esse motivo, a avaliação e orientação corretas…

Apesar da ampla indicação, não são todos os indivíduos que se beneficiam com o implante coclear. Por esse motivo, a avaliação e orientação corretas são fundamentais para previsão do prognostico. Saiba mais sobre o assunto e veja como funciona o implante coclear.

O implante coclear pode ser feito em crianças também. (Foto: divulgação)

O que é implante coclear

O implante coclear  é um aparelho que envia informações sonoras a indivíduos com perda auditiva profunda, podendo auxiliar na sua comunicação. O implante exerce sua função através da estimulação elétrica direta das fibras do nervo auditivo através de eletrodos, onde o ouvido interno está prejudicado.

Nos Estados Unidos, os primeiros implantes foram feitos os primeiros implantes cocleares na década de 70. Outros programas apareceram na França, Austrália, Inglaterra e Suíça. Atualmente, existem mais de 70.000 pacientes usando implantes cocleares em todo o mundo.

Como funciona o implante coclear

O implante coclear possui dois componentes, um interno, composto por eletrodos e um aparelho receptor. O externo composto por microfone, processador de fala, codificador e transmissor.

A comunicação entre os componentes externos e internos é feita através de ondas de rádio que são transmitidas pela pele intacta. No último fica um imã para fixar o externo acima do mesmo. O funcionamento do implante coclear é muito semelhante ao um aparelho auditivo.

O implante coclear deve ser indicado por um especialista. (Foto: divulgação)

Quem pode fazer o implante coclear

Os critérios de escolha para pessoas adultas são acima de 17 anos com perda auditiva neurossensorial severa a profunda bilateral, surdez pós-lingual, benefício limitado das próteses auditivas, psicologicamente bem e sem contraindicações médicas.

A seleção das crianças é feita por pacientes maiores de um ano de idade até 4 anos com perda auditiva profunda bilateral, pré e pós-linguais e sem benefícios de próteses auditivas.

Continuar Lendo  Os 50 nomes mais populares do Brasil

A cada 10 pacientes que chegam, apenas 1 ou 2 são candidatos a realizarem a cirurgia de implante coclear. Outros pacientes apresentam melhores resultados com outros métodos de reabilitação.

O implante coclear pode ser muito benéfico. (Foto: divulgação)

Os implantes cocleares são excelentes opções para indivíduos com perda auditiva severa. Porém, nem todos podem fazer esse tipo de implante. O mais indicado é consultar o médico especialista para avaliar o caso e indicar o tratamento adequado.

Top