Imóvel usado: cuidados, dicas para comprar

Não importa se o imóvel é novo, usado ou ainda está na fase de projeto, antes de comprar é preciso conhecer a estrutura do…

Por Editorial MDT em 25/07/2012

Um imóvel para chamar de seu. (Foto:Divulgação)

Não importa se o imóvel é novo, usado ou ainda está na fase de projeto, antes de comprar é preciso conhecer a estrutura do imóvel e saber exatamente o que se está comprando. Apesar das vantagens de um imóvel usado como mudar-se imediatamente e não se estressar com obras esse tipo de compra precisa de alguns cuidados essenciais. Leia e saiba quais são eles.

Cuidados antes de comprar um imóvel

Além de toda a documentação do imóvel, é importante que o comprador se preocupe com o estado de conservação do imóvel. Procure um horário tranquilo e que tenha tempo para observar o imóvel antes de comprar. Muito vendedores procuram marcar a visita em horários de congestionamento e com muito barulho o que dificulta a observação minuciosa do comprador.

Faça o trajeto até o local sozinho e preste atenção em detalhes como a posição do sol, especialmente em uma cidade que pode ser fria a úmida. Verifique todos os equipamentos como portas e janelas, assim como a parte hidráulica e elétrica do imóvel. Experimente todas as maçanetas, fechaduras e dobradiças. Todas devem estar em perfeita ordem.

Olhe muito bem o imóvel antes de adquirir. (Foto:Divulgação)

Um vazamento pequeno num imóvel fechado pode até passar despercebido, mas quando ele passa a ser usado todos os dias o estrago tende a ser bem grande. Abra todas as torneiras, chuveiros e descargas e feche-as em seguida, caso pinguem ou façam barulhos de gotejamento pode haver vazamentos.

Acenda todas as luzes e verifique também o quadro de distribuição de energia. Dê atenção aos pisos, observe todos os rejuntes, principalmente perto dos ralos. Se estiver quebradiço ou com pequenas fissuras, poderá causar infiltrações e prejudicar, caso haja um andar abaixo.

Prepare certidões e documentos, sem elas o atraso no negócio é inevitável e o prejuízo é certo. Não efetue qualquer tipo de pagamento antes da conferência de todas as certidões e que todas tenham efeito negativo.

Caso esteja comprando um apartamento é interessante ler também: Dicas para comprar apartamento usado.

Imóveis a venda não faltam, contudo, é preciso apenas ser cauteloso. (Foto:Divulgação)

Tire suas dúvidas sobre qual tipo de imóvel escolher lendo: Imóvel novo ou usado: Qual escolher?

Top